Barcelona, no centro da Catalunha

Sol e água fresca. São sempre as primeiras palavras que nos vêm à mente ao falar de Barcelona. Mesmo assim, a cidade possui muitas outras facetas. Capital da Catalunha, é também a segunda maior cidade da Espanha. Com a autonomia da Catalunha, seu peso é importante em relação ao país. Portanto, não é de se estranhar que a maioria dos locais prefira falar catalão, ao invés de castelhano. Esta cidade com mais de um milhão e meio de habitantes se encontra em uma posição geográfica ideal, entre o mar e a montanha. É difícil ficar sem o que fazer nessa cidade que tem tanta coisa para fazer, tanto de dia quanto de noite. Diferente de todas as outras, Barcelona exibe também uma paisagem arquitetural moderna. São oito prédios tombados no patrimônio mundial da Unesco. Que você esteja em busca de sol, saída noturna, praia ou banho de cultura, você não vai ficar decepcionado. Barcelona oferece tudo isso e muito mais. Siga os passos de Pablo Picasso durante o dia, dê um mergulho no Mar Mediterrâneo no final da tarde e saboreie umas tapas no começo da noite, ao som da música de grupos locais. Mesmo se for para passar um final de semana, uma viagem a Barcelona tem ares de férias. Com a reserva de passagem aérea online, você pode planejar seu voo para Barcelona em alguns cliques. Além do seu voo, você pode querer adicionar alguns serviços, à sua escolha, tais como a hospedagem.

Pontos e monumentos incontornáveis de Barcelona

Uma semana não é suficiente para visitar tudo em Barcelona. Mas há alguns monumentos e pontos absolutamente imperdíveis:
A Sagrada Família: monumento moderno emblemático de Barcelona, a basílica ou templo expiatório da Sagrada Família atrai os turistas do mundo inteiro. Iniciada em 1882 e nunca terminada, é de autoria de Antoni Gaudí. A fachada da Natividade, bem como a cripta, são tombadas no patrimônio Mundial da Unesco.

A Rambla: a rua central de Barcelona se estende por 1,2 km. Passagem obrigatória de qualquer viagem para Barcelona, os visitantes perambulam debaixo das árvores, entre bancas de jornais e floristas. A opera e o grande mercado coberto da Boqueria ficam também nesta rua.

O Barri Gòtic: É o bairro gótico de Barcelona e o centro da cidade romana. A praça del Rei é uma das mais belas praças internas da cidade.

O bairro da Ribera: o bairro histórico é mais um local imperdível de Barcelona. Antigamente, era o ponto de encontro de feirantes e artesões. Hoje, é um bairro dinâmico, repleto de lojas de moda e design, bem como restaurantes.

O museu Picasso: ideal para descobrir as primeiras obras do famoso artista, bem como seu percurso e sua vida em Barcelona.

O parque Güell: outra obra inacabada de Antoni Gaudí, o parque Güell era a primeira etapa de um projeto de cidade-jardim para a aristocracia de Barcelona. É um dos parques mais bonitos e originais da Europa, cheio de core vivas. Deixando-se levar pelo acaso, o visitante se depara com inúmeras esculturas e prédios de cerâmica, alguns deles decorados com mosaicos. O parque domina a cidade e uma imensa varanda oferece uma vista panorâmica sobre o parque e a cidade de Barcelona.

A Fundação Miró: o museu abrange o trabalho de Joan Miró por meio de suas obras. Você não pode perder!

E por fim, a praia, algo raro em grandes cidades europeias. No final do dia, um mergulho no mar Mediterrâneo é uma delícia.

Saia à descoberta da cultura catalã

A Catalunha, não é bem a Espanha. Pelo menos, é o que dirão todos os Catalões. E não é a toa: apesar das influências da França e da Espanha, a Catalunha possui características bem próprias. A começar pela sua gastronomia.
E vai ser difícil escapar da tradicional paella. Mesmo assim, é possível descobrir uma série de pratos locais em restaurantes típicos de Barcelona.
Em matéria de embutidos, a culinária catalã não fica para trás. O mais famoso é um salsichão muito fino chamado fuet.
Entre os pratos, destacam-se:

  • A botifarra negra,
  • As cebolas macias grelhadas,
  • A salada catalã,
  • As cocas catalanas, espécies de tortas salgadas ou doces,
  • As almôndegas de choco, etc.
  • E de sobremesa, o famosíssimo creme catalão, com sua ponta de limão.

No cair da noite, você pode também optar por um dos bares de tapas, que ficam lotados. Você poderá encontrar uma grande variedade de pequenos petiscos, a saborear em volta de um copo de cerveza ou de sangria.

Mais informações sobre Barcelona