Frankfurt, potência financeira europeia na Alemanha

A companhia aérea Air France oferece voos frequentes para Frankfurt, 5a maior cidade da Alemanha em termos de população e maior cidade do Estado de Hesse (Land Hessen). Ela se situa sobre o rio Meno. Aliás, seu nome completo, embora pouco empregado, é "Frankfurt sobre o Meno".
Frankfurt é famosa por ser uma importante praça financeira: a 4a maior da Europa e a 3a maior cidade de negócios. Aliás, a cidade é a sede do Banco central europeu.
Seu aeroporto, o aeroporto de Frankfurt/Rhein Main, situado a 13 km a sudoeste de Frankfurt, é o 3o maior da Europa, após Heathrow (Londres) e Charles-de-Gaulle (Paris).
Vários voos frequentes Rio de Janeiro-Frankfurt, São Paulo-Frankfurt,… são oferecidos pela Air France e seus parceiros.
Se você for tomar um voo Rio de Janeiro-Frankfurt, você pode contar entre 15 e 20 horas de viagem, com uma conexão em Paris ou Amsterdã e quatro horas de fuso horário.
Além do mais, Frankfurt é um ponto nevrálgico na Europa, com suas vias de comunicação muito densas. Ela possui uma das maiores estações de trem da Europa, uma rede de VLTs e metrôs de alto desempenho e rodovias perfeitas.
Frankfurt se situa no centro da Europa, a 393 km de Munique, na Alemanha, 399 km de Bruxelas, na Bélgica, 444 km de Amsterdã, na Holanda, 415 km de Zurique, na Suíça e 582 km de Paris, na França.

Frankfurt: skyline de tipo americano e centro histórico de tipo europeu

Apesar da reputação de Frankfurt como praça financeira, é também uma belíssima cidade para se visitar. Belíssimos arranha-céus, construídos a partir do início dos anos 60, símbolo desta potência econômica, lembram um skyline de tipo americano. Aliás, costuma-se chamar Frankfurt de "Mainhattan", uma referência a Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua torre mais alta, a Commerzbank Tower, tem 259 metros (299 metros com a antena) e foi inaugurada em 1997.
Frankfurt possui também um lindo centro histórico, com muitos comércios, que foi reconstruído de forma quase idêntica após a Segunda Guerra Mundial, pois a cidade foi bombardeada de forma massiva pelos Aliados. Você não pode deixar de visitar o Rômer (prefeitura), a catedral e a igreja de São Paulo!
Frankfurt conta também com muitos museus, tais como como o Städelsches Kunstinstitut, que apresenta obras de artistas de maior importância como Vermeer, Cézanne ou Rembrandt, ou até o museu Senckenberg, maior museu da Alemanha, que apresenta o maior conjunto de dinossauros d'Europa. Você pode também descobrir o museu do Cinema, o museu Goethe, um dos maiores que a Alemanha já tenha tido.
E você pode simplesmente passear em um dos inúmeros parques de Frankfurt ou ao longo do Meno.

Viajar para Frankfurt: os conselhos práticos

Para ir para Frankfurt, na Alemanha, como cidadão brasileiro, você precisa ter um passaporte dentro do prazo validade. Por favor, informe-se na embaixada ou no consulado da Alemanha sobre as formalidades de entrada e estadia. Vale saber que a Alemanha faz parte do espaço Schengen, um espaço que funciona como espaço unificado em termos de fronteiras e circulação de pessoas. O espaço Schengen conta 26 países.
Aconselhamos você a visitar Frankfurt na primavera ou no verão, pois o clima pode esfriar no inverno (em janeiro, a média é de 1,6°C). O clima é semi-continental, ou seja, comporta variações de temperatura bastante pronunciadas.
A moeda é, claro, o euro. Cartões de crédito e travelers cheque são frequentemente aceitos.

Para obter mais informações sobre Frankfurt