A Pinacoteca, o Louvre brasileiro

arte e cultura
A Pinacoteca, o Louvre brasileiro

Este monumento é realmente monumental, pois ele conserva mais de dois séculos de arte brasileira, misturando diversas disciplinas. Visitar este lugar é indispensável, para compreender o espírito e a cultura do Brasil.

Eis aqui ao menos três razões para ir ver este museu que é o único desta dimensão em toda a América Latina. A primeira é a reforma executada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Construída no fim do século XIX, a Pinacoteca era em sua origem uma construção de estilo neoclássico italiano. Paulo Mendes da Rocha conservou sua estrutura exterior, substituindo os tetos por vitrais, o que lhe garante uma abertura ao céu e uma luminosidade muito agradável. Ele retirou as anteparas, aumentou os espaços e os conectou com passarelas suspensas, criando um universo quase tão vasto quanto seu país.

Após atravessar o hall onde estão expostas as esculturas de artistas internacionais como Niki de Saint Phalle, Rodin e Giacometti, você será tomado pelo seu "espírito" brasileiro. Esculturas, quadros, fotografias… mais de 8000 obras relatam dois séculos de criação. Você também conhecerá o trabalho de um pintor brasileiro, Almeida Junior. Ele é considerado o equivalente sul-americano de Gustave Coubert. Observe seu nível de detalhes, seu realismo humanista. É uma bela descoberta.

Pinacoteca
Praça da Luz, 2
Luz
São Paulo 01120-010

Fone: +55 (0)11 3324 1000

www.pinacoteca.org.br