A praça do Capitólio e seus museus: no coração de Roma

monumento patrimônio
A praça do Capitólio e seus museus: no coração de Roma

Como um terraço aberto sobre a cidade, a praça do Capitólio está localizada na menor colina de Roma, alternadamente centro religioso e político da cidade.

Foi aqui que Michelangelo imprimiu seu selo no século XVI e escolheu deliberadamente abrir a praça na cidade moderna em vez de no fórum antigo, gesto simbólico de uma "renascença". Para chegar a ele, suba a monumental escada da Cordonata, no topo do qual você encontrará Castor e Pólux, sentinelas orgulhosas de cada lado dos degraus mais altos.

A gigantesca amarelinha que o pavimento geométrico desenha no chão o levará à antiga estátua equestre de Marco Aurélio. Não confunda com Constantino, o primeiro imperador cristão: esse erro que durou séculos não é mais permitido! Faça uma saudação à loba-mãe e flane pelas obras-primas dos musei capitolini, o mais antigo complexo de museus da cidade. Mármores e bronzes antigos, esculturas de Bernini, pinturas de Veronese, Ticiano, Cortona e Caravaggio certamente vão impressioná-lo. Você não poderá deixar esse lugar sem tirar proveito da deslumbrante vista de Roma do Palácio dos Conservadores e contemplar de modo único a cidade em memória de Michelangelo.

Praça do Capitólio e seus museus
Piazza del Campidoglio
00186 Roma

Fone : +39 06 0608

fr.museicapitolini.org