Atenas: boemia e arte de rua em Exarchia

Publicado em 

Atenas: boemia e arte de rua em Exarchia

A capital grega abriga alguns bairros pitorescos e atípicos. Dentre eles, o Exarchia, que reserva muitas surpresas. Abra bem os olhos.

Atenas: boemia e arte de rua em Exarchia

Logo ao chegar a Atenas, saia do circuito turístico para conhecer o norte da cidade, perto da colina Strefi. O bairro de Exarchia está esperando você para uma experiência artística sem paralelos. A história conturbada do local já deixa adivinhar o que está por vir. De fato, foi aqui que começaram as revoltas de 1973 contra a ditadura dos coronéis e, mais recentemente, as de 2008.

Na atmosfera paira o engajamento político e cidadão. Uma infinidade de cartazes e grafites, uns mais coloridos do que os outros, expressa essa paixão. Os artistas, por sua vez, retratam seus ideais, bem como sua indignação, por meio da arte urbana.

Pelas ruas os temas são diversificados: da política à ecologia passando pela religião. O resultado: obras monumentais revestindo muros inteiros. As fachadas ganham vida, literalmente, decoradas com cenas realistas, às vezes cruéis, sempre fortes.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Atenas: boemia e arte de rua em Exarchia

A arte a céu aberto

Vagueie pelas ruas floridas de Exarchia e observe tranquilamente os afrescos, ricos tanto por seus desenhos quanto sua simbologia. Na esquina das ruas Emmanouil Benaki e Arachovis, descubra um homem em farrapos deitado, representado em mais de dez metros de comprimento. Ele está sozinho, adormecido, todo encolhido. Simbolizando as condições precárias de moradia. Seu autor, Achilles, duplica o alcance social e político da obra com uma descrição manuscrita em preto: “A todos os pobres e sem-teto daqui e de outros lugares”.

Outro afresco na esquina das ruas Benaki e Koletti, e outra mensagem: o “Wake up” de iNO, um artista urbano ateniense de renome mundial. Duas mãos se encontram: a de Deus, que vem de cima, e a do homem. O primeiro acorda o segundo e tenta extirpar seu fascínio pelo dinheiro. Uma forma contemporânea de traduzir a Ressurreição e chamar atenção para os resultados dos desequilíbrios econômicos e financeiros. Cada uma dessas descobertas é tocante.

As três princesas românticas adormecidas de Sonke (Alekos Skoutariotis) transmitem um sentimento de melancolia e um toque de doçura na cidade: linhas arredondadas, uma lágrima caindo pelo rosto, olhos delicadamente fechados no universo geométrico da capital.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Atenas: boemia e arte de rua em Exarchia

A rebelião por trás das fachadas clássicas

Antes de observar a próxima obra, pare em uma das diversas tabernas de Exarchia. Dentre elas, a Oxo Nou, situada na rua Benaki, seduz com sua atmosfera informal e calorosa ideal para um intervalo refrescante. Dos clientes assíduos, alguns vêm somente para bater papo, outros são donos de lojas de discos... O bairro vive no ritmo de uma aura boêmia.

Essa alma artística e rebelde é encontrada em frente à Universidade Politécnica de Atenas, um verdadeiro símbolo da revolta do povo grego. Não se engane com a fachada neoclássica e suas impressionantes colunas jônicas que parecem refletir um conformismo. É aqui, na grande esplanada de frente para o prédio, que em 1973 os estudantes atenienses se mobilizaram contra a ditadura dos coronéis. Sua revolta, reprimida com sangue, marcou os muros, bem como o coração dos gregos. Ainda hoje os moradores colocam flores em volta da placa comemorativa, enquanto os mais politizados escrevem suas reivindicações nas fachadas do edifício.

Durante o seu passeio, não perca o Parque Navarinou. Por si só ele encarna a filosofia dos atenienses. Estruturado no que deveria ser um estacionamento cimentado, essa ilhota verdejante é um sopro de ar fresco autoadministrado. O imenso afresco colorido em um dos muros lembra a resistência da natureza no coração da cidade para todos aqueles que frequentam o parque. O criador dessa obra grandiosa é o italiano BLU, famoso mundialmente por suas obras de arte urbana engajadas.

Por fim, se você quiser jantar no bairro de Exarchia e curtir ao mesmo tempo um charmoso pátio florido e sombreado, reserve no restaurante Ama Lachei. As mesas são espalhadas aqui e ali sob lindos gazebos vegetais. No menu você encontra os grandes clássicos da culinária grega, mas reinterpretados com modernidade. Entre dois mezzes, admire a vista magnífica para a cidade de Atenas.

Oxo Nou
Emmanouil Benaki 63
Atenas 106 81
Grécia
+30 21 0380 1778
www.facebook.com/oxonouathens/

Universidade Politécnica Nacional de Atenas
28 Oktovriou (Patision) 42
Atenas 106 82
Grécia
+30 210 7722017
www.ntua.gr/en/

Parque Navarinou
Zoodochou Pigis 26
Atenas 106 81
Grécia

Ama Lachei
Kallidromiou 69
Atenas 106 83
Grécia
+30 21 0384 5978
www.facebook.com/amalaxeiresto/