Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

Publicado em 

Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

A Catalunha celebra suas cidades com os Festes Majors. De 15 a 21 de agosto, vá para Gràcia, um bairro moderno e familiar em Barcelona para os Festes. Que comece a festa!

Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

Um desfile incrível

Moderno e badalado, o bairro barcelonês de Gràcia não perdeu sua alma e suas tradições. Entre elas, a famosa Festa Major é organizada a cada ano desde o século XIX. Cinco dias de festas populares fazem pulsar o coração dos habitantes e, hoje em dia, também dos viajantes que vêm participar do júbilo coletivo.

Tudo começa em 15 de agosto, o dia do santo padroeiro de Gràcia (São Bartolomeu), com o desfile dos gigantes (gegants), dos dragões (dracs), das cabeças grandes (capgrossos) e outras figuras, uma mais originais e coloridas que a outra. Essas criações 100% artesanais competem com a imaginação para oferecer um espetáculo maravilhoso ao público encantado com tudo isso. Muitas vezes meses de trabalho são necessários para criar essas criaturas. Os vestidos e sua elegância, os personagens extraordinários que a cada ano circulam alegremente pelo bairro acompanhados por vizinhos e visitantes deslumbrados pelo talento dos participantes.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

Um bairro multicolorido

Esse primeiro evento é também uma oportunidade para descobrir as decorações das ruas. As ruas do bairro também se transformam, exibindo flores naturais ou de papel, lanternas, esculturas e outras construções artesanais. Durante meses, as associações se reúnem para confeccionar, na maioria das vezes a partir de materiais reciclados, ornamentos para embelezar a vizinhança. Essas semanas de preparação são tão importantes como o Dia D, porque são elas que forjam os fortes laços entre os habitantes de Gràcia.

Quando toda a decoração é colocada, os lugares ficam irreconhecíveis. É uma explosão de formas e cores! Deixe-se guiar pela poesia e magia deste show. Passeie pelas ruas, admire fachada por fachada, varanda por varanda e busque pelas criações, únicas para ano.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

Um pouco de emoção

Uma celebração com diversos eventos e shows gratuitos. Você assistirá a uma apresentação de Sardana, a tradicional dança catalã. Homens e mulheres usam roupas tradicionais. Você não necessariamente se juntará aos dançarinos em círculo segurando suas mãos, mas você apreciará esse momento em conjunto e musical ao som da Cobla. Quem sabe? Talvez você tente dar alguns passos...

Com um estilo musical muito menos tranquilo, a Dança dos diabos (Bola de Diables) é o ponto alto do Correfoc (fogos de artifício) ou corrida de fogo. Ao som da percussão, esses grupos de demônios se espalham pelas ruas, perseguindo gentilmente espectadores e acenando com garfos incandescentes que cospem fogo! É um espetáculo repleto de sensações. Se você está com sua uma família, há Correfoc organizados especialmente para crianças em um ambiente mais calmo, adequado para um público jovem.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Barcelona: as festas de Gràcia acendendo o céu catalão

Um desafio ao estase

O destaque da Festa Major de Gràcia é, sem dúvida, o espetáculo de Castellers. Imagine torres humanas de sete a oito andares. É de se ficar tonto! O simples fato de vê-los erguendo-se em uma torre é impressionante: os participantes devem ser ágeis e muito fortes. Cada membro da torre é essencial e ao mesmo tempo um não é nada sem os outros. Prepare-se para torcer e incentivá-los conforme a torre ganha um novo andar. É um exercício de coesão e confiança coletiva sem paralelo. Assim que o Castell é formado, os aplausos ecoam por toda a cidade. Esta tradição, profundamente enraizada na cultura catalã, pertence ao Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Se essas animações espetaculares fizeram você querer conhecer outras Festas Majores, você pode escolher a vontade. Tarragone, Vilafranca del Penedès, Gérone, etc. Todas oferecem belos momentos de celebração popular e convívio.

Festival Gràcia (Festa Major)
De 15 a 21 de agosto de 2019
Barcelona
Espanha