Calle del Pez: as surpresas da rua badalada de Madrid

Publicado em 

Calle del Pez: as surpresas da rua badalada de Madrid

No bairro moderno e alternativo de Malasaña, a Calle del Pez encarna a efervescência artística e o gosto madrilenho pela festa. Um passeio alegre!

Calle del Pez: as surpresas da rua badalada de Madrid

No coração da história

Você já visitou os imperdíveis Palácio Real, Plaza Mayor, Museu do Prado e, claro, o Museu Reina Sofía, onde é exposto o mítico quadro Guernica do Picasso. Agora saia das avenidas tradicionais de Madrid e dirija-se ao bairro de Malasaña, ao noroeste da capital. Um dédalo de ruelas estreitas repletas de cafés, bares e lojas espera por você. Percorra esse labirinto charmoso e aberto a ideias alternativas, bem como a um certo espírito de resistência. Inclusive, o próprio nome do bairro seria uma homenagem a Manuela Malasaña, uma jovem de 17 anos que sucumbiu no local ao ataque das tropas francesas durante o Levantamento popular de 1808.

Como a história gosta de se repetir, chegando à Calle del Pez, você encontrará uma menina segurando livros. Essa é a estátua After Julia, realizada por Antonio Santín e inaugurada em 2003. Além da estética desse bronze, a escultura é um tributo à primeira mulher que, no século XIX, ousou afrontar a proibição de estudar na universidade.

A existência da Calle del Pez, ou Rua do Peixe, data do século XVII. Ela conta a história de uma outra jovem que se rebelou contra a autoridade. No início, um pai tinha comprado um terreno para construir uma casa. Porém, no local havia uma lagoa repleta de peixes. Todos morreram por causa das obras, menos um, salvo por Blanca Colonel, a filha do novo dono. Apesar do tratamento recebido, o “sobrevivente” não aguentou. Como consolo, o pai mandou fazer uma escultura de peixe na fachada de pedra, ainda hoje visível no número 24. Esse emblema deu origem ao nome da rua. Com o passar do tempo, o clima foi mudando e agora a vida rima com festa, encontros informais e expressões culturais e artísticas livres.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Calle del Pez: as surpresas da rua badalada de Madrid

No reino do lowbrow

Para entender a riqueza cultural e a especificidade de Malasaña, empurre a porta da Galeria Fiambrera. Dentro, o aspecto de uma loja ordinária esconde várias surpresas. A começar pelo térreo: em todas as paredes, do chão ao teto, ilustrações, propagandas, grafites, além de quadrinhos geralmente humorísticos, às vezes irônicos e mesmo sarcásticos. Você está no reino do lowbrow, ou pop surrealista. Dê uma volta, deixe o seu olhar ziguezaguear, depois desça no subsolo abobadado da galeria. A sobriedade mineral do espaço destaca as obras de artistas internacionais, como o norte-americano Danny Heller, o argentino Dr. Alderete ou, ainda, o filho da pátria Joaquín Rodríguez. O conjunto é tão heterogêneo quanto cosmopolita. Depois de terminar a sua andança pela pop art, faça uma parada na loja. Ali você encontrará livros, objetos decorativos originais e cartazes a serem levados para casa como lembranças dessa visita incomum. Os mais comilões podem pedir uma xícara de café com um delicioso doce caseiro.

La Fiambrera Galería de Arte
Calle del Pez, 7
Madrid
Espanha
+34 917 04 60 30
https://www.lafiambrera.net/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Calle del Pez: as surpresas da rua badalada de Madrid

Prazer dos sentidos à moda madrilenha

Quem sabe todas essas descobertas artísticas acabem abrindo seu apetite. Para continuar no espírito local, escolha o Pez Tortilla, restaurante situado no número 36 da Calle del Pez. Esse é um dos estabelecimentos preferidos dos moradores de Malasaña. Quando ler o cardápio, você entenderá de imediato que valeu a pena esperar: tortillas com mozzarella - associação hispano-italiana de sucesso -, com tomate seco e manjericão, com brie e trufa, com cavala... Clássicas ou originais, todas essas especialidades são cremosas, saborosas e derretem na boca. Se desejar, escolha na seleção exigente e internacional da lanchonete uma cerveja para acompanhar o seu prato.

Para conferir um outro ambiente, volte para o começo da rua. No Amargo, em um cenário de luz baixa entre tijolos claros e mobília de veludo, deguste uma culinária sofisticada e farta. Tataki de atum com tomate e alho triturados ou de carne com cogumelo boleto: você escolhe entre produtos do mar e da terra. Também existe a atenção de sempre propor uma alternativa vegana no cardápio. Todos os fins de semana a casa convida artistas para que você possa jantar sob fundo musical ao vivo.

Do restaurante, você está pertinho do Zombie Bar, que o acolhe em uma atmosfera diferenciada, inspirada no universo dos quadrinhos. A regra de ouro do bar é: não se levar a sério, visto a apresentação dos menus em forma de gibi, ou a conta, trazida em uma antiga caixa de fita de vídeo VHS. Aqui você cruza com o pessoal que costuma frequentar o bairro. DJ, músicos vanguardistas, fotógrafos, designers, futuros artistas, hipsters... Esses aficionados pelo estabelecimento se reúnem e ficam papeando em uma animação que dura até tarde. Porque aqui, como em todo o Malasaña, se vive tanto de dia quanto de noite, ao ritmo de músicas, bares e encontros calorosos.

Pez Tortilla
Calle del Pez, 36
Madrid
Espanha
+34 653 91 99 84
https://peztortilla.com/

Amargo
Calle del Pez, 2
Madrid
Espanha
+34 910 84 79 90
https://www.facebook.com/amargoplacetobe/

Zombie Bar
Calle del Pez, 7
Madrid
Espanha
+34 910 11 19 52
zombiebar.es/