Fakarava, um aquário impressionante

fuga
Fakarava, um aquário impressionante

A laguna desta ilha do arquipélago dos Tuamotu é classificada como reserva de biosfera pela UNESCO, por proteger a riqueza da flora e da fauna terrestre e marinha.

Desde 2006, Fakarava e alguns outros atóis vizinhos pertencem ao patrimônio mundial das reservas naturais da biosfera, tombada pela UNESCO. Ela é composta por motus, bancos de areia, brancos e rosados em alguns lugares, se estendendo na imensidão do Pacífico, rodeados por uma laguna digna dos mais belos aquários.

Os amantes da natureza abençoam a magnificência de Fakarava, tanto na terra quanto na água. Pouco frequentada por turistas, ainda que um certo Henri Matisse tenha lhe visitado nos anos 30, a ilha abriga sobretudo pássaros, tartarugas, crustáceos e peixes endêmicos e às vezes raros, bem como árvores e plantas que crescem em um meio em que a poluição nunca chegou. Os mergulhadores de todos os níveis vêm admirar o esplendor do fundo do mar, os mais experientes se aventuram na passagem Garuae, que se estende por mais de um quilômetro e meio, densamente povoado de corais coloridos, peixes exóticos, tubarões e raias majestosas.