Igreja Saint-Joseph d'Iracoubo, a arte naïf do século XIX

monumento
Igreja Saint-Joseph d'Iracoubo, a arte naïf do século XIX

Milhares de visitantes fazem um desvio para conhecer a obra do condenado Huguet, mas muitos desconhecem a história incomum desse prédio, que data do século XIX.

Na qualidade de Monumento Histórico, a igreja está oficialmente protegida. Sua construção foi resultado de um trabalho longo e paciente de quase seis anos, executado pelo padre Raffray com a ajuda dos moradores do vilarejo. Como os fundos coletados pelo clero foram insuficientes, os habitantes se mobilizaram para doar materiais, mão de obra e dinheiro.

Uma vez a construção finalizada, o padre Raffray, que contribuiu pessoalmente com 5.000 francos, quis fazer do local uma igreja única e personalizada, imaginando uma decoração de qualidade para o interior. Assim, solicitou o serviço de um condenado a trabalho forçado chamado Huguet, que, durante seis anos, se dedicou aos 600 m2 de superfície interna. Do teto ao coro, sem esquecer a nave e os pilares, o espaço foi totalmente coberto por afrescos cujo estilo está ligado à arte naïf e aos temas da imagética popular.

Église Saint-Joseph
97350 Iracoubo

www.iracoubo.fr/patrimoine/eglise-saint-joseph/