Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Publicado em 

Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Da fronteira escocesa à reserva natural de Wash, o Mar do Norte ostenta praias selvagens esplêndidas, falésias vertiginosas e tesouros históricos.

Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Sentir a maresia ao caminhar

O litoral nordeste da Inglaterra, circundado pelo Mar do Norte, é o ponto de partida da sua trilha, mas constitui apenas uma pequena parte do futuro England coast path, um itinerário pedestre que percorrerá a costa inglesa por cerca de 4.500 quilômetros. Uma vez todos os trechos reunidos, esse caminho nacional será o maior caminho litorâneo do mundo!

Depois de pousar em Edimburgo, deixe para trás a fronteira escocesa e a cidade de Berwick e dirija uma hora em direção ao sul até o farol vitoriano de St Mary's Island. Calçando botas, atravesse o caminho rochoso que leva a essa torre branca no centro de uma ilhota, acessível apenas quando a maré está baixa. Tomado pela força do local, percorra uma praia de areia que se estende ao longo de falésias recobertas por prados verdejantes. Em seguida esse litoral selvagem vai levá-lo até a cidade de South Shields. A cinco minutos da beira-mar, volte no tempo chegando à fortaleza romana de Arbeia. A ex-base de abastecimento dos acampamentos militares instalados ao longo da Muralha de Adriano vai fasciná-lo com a sua imensa porta oeste reconstruída, vestígios escavados e tesouros expostos em um museu ao lado. Se passar por aqui no verão, faça uma imersão no Império Romano com reconstituições e atividades lúdicas da época.

O seu primeiro dia inglês se encerra na frente de um delicioso prato de bacalhau assado com batata e manteiga de camarão preto, especialidade do elegante pub The Staith House, situado em North Shields, uma cidade na margem norte do rio Tyne. Na margem oposta, os charmosos hoteleiros Scott e Liz o acolhem em seu refúgio romântico à beira-mar, o Clifton Hotel.

Fortaleza Romana de Arbeia
Baring St
South Shields
Reino Unido
+44 191 277 1410
https://arbeiaromanfort.org.uk/

Staith House
57 Low Lights
North Shields
Reino Unido
+44 191 270 8441
www.thestaithhouse.co.uk

The Clifton Hotel & Coffee shop
101 Ocean Rd
South Shields
Reino Unido
+44 191 455 1965
www.theclifton.co.uk

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Encontre aves migratórias e reviva a epopeia naval da Grã-Bretanha

No dia seguinte, um vento de liberdade continua a levá-lo para o sul. No caminho, passe na frente do farol abandonado de Souter, com listras vermelhas e brancas, contorne o porto de Sunderland, depois estacione o seu carro em frente à marina animada de Seaham. No Centro do Patrimônio de East Durham você obtém todas as informações turísticas necessárias. Essa parte do litoral, que se espalha até a cidade de Hartlepool, deixou seu passado mineiro para trás e resgatou seu aspecto selvagem. Aproveite para ir dar uma olhada na embarcação de socorro George Elmy, cujo naufrágio em 1962 resultou na construção de faróis elétricos pelo litoral agitado de Durham. No simpático bistrô The Lamp Room, peça mexilhões com tomate e chorizo. A vontade de comer um doce vai convencê-lo a ir ao Lickety Spit. Ali, derreta-se por um sunday acompanhado por um macchiato com xarope de café ao caramelo.

A área natural protegida de Crimdon Dene vem em boa hora para compensar a gulodice. Não resista a um passeio ao longo da praia cercada por dunas. Se se aproximar da área obstruída, poderá entrever andorinhas-do-mar que se refugiam ali a partir do mês de abril para a reprodução. Essas aves reprodutoras estão entre as mais raras do país.

Mudança de ares no Museu Nacional da Royal Navy em Hartlepool. Um porto marítimo do século XVIII inteiramente reconstituído retoma a gloriosa epopeia naval da Grã-Bretanha. No cais, surpreenda-se com as ilusões de ótica das fachadas, como se fossem prédios da época. Assista às apresentações de mosquetaria e de tiro de canhão, como na época de Lord Nelson durante a Batalha de Trafalgar. Depois, embarque no HMS Trincomalee, o navio de guerra mais antigo da Europa ainda ancorado, autêntica joia da marinha britânica aberta para visitação.

The Lamp Room
20 North Terrace
Seaham
Reino Unido
+44 191 903 3747
thelamproom.co.uk

Museu Nacional da Royal Navy Hartlepool
Maritime Ave
Hartlepool
Reino Unido
www.nmrn.org.uk/our-museums/national-museum-royal-navy-hartlepool

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Mergulhe na Inglaterra de outrora, das estações balneárias aos vilarejos típicos

Na sequência, pegue a direção de Saltburn-by-the-Sea. Nessa cidadezinha do Yorkshire com charme fora de moda, admire as elegantes mansões da Belle Époque, inclinadas em frente ao mar. Um funicular de outra época, o Saltburn Cliff Lift, proporciona uma descida vertiginosa para o quebra-mar típico das estações balneárias do sul da Inglaterra. O ar marinho vai abrir seu apetite. Antes de se sentar à mesa, deixe as suas malas em um quarto rococó do hotel-boutique Brockley Hall. Esse majestoso prédio neogótico de tijolo vermelho abriga um restaurante chique onde você se delicia com um refrescante ceviche de vieiras com kimchi, coentro e mousse de mexilhão, seguido de saborosos raviólis de ricota e trufa.

Depois de uma noite confortável, a sua exploração do litoral do Yorkshire passa por Staithes. Este vilarejo com personalidade forte cercado por altas falésias de arenito vermelho dá a sensação de estar do outro lado do planeta. Ao som de gaivotas, confira as graciosas casinhas com portas coloridas, as armadilhas para lagostas e as crianças pegando caranguejos na areia.

Mais baixo no litoral aparece o porto animado de Whitby. Para averiguar uma misteriosa silhueta de pedra, suba ao topo do promontório de East Cliff, varrido pelo vento. Há quase 700 anos, a importante abadia gótica de Whitby domina a cidade e o seu litoral. No centro de recepção instalado em uma velha mansão, você ficará apaixonado por sua longa história com a ajuda de um guia interativo e manuscritos medievais. Percorrendo essas ruínas perturbadoras, você entenderá melhor porque o monumento inspirou o romance Drácula de Bram Stoker.

O caminho do litoral leva até o pitoresco vilarejo de Robin Hood's Bay. Revigorado pelo ar fresco, observe a encantadora beira do mar, as ruas sinuosas e cheias de vida. Acomode-se no terraço de uma casa inclinada em frente ao mar: o restaurante Fish Box serve deliciosos fish and chips, preparados com peixes oriundos de uma pesca responsável. Experimente o de haddock com guarnição de purê de ervilha.

Seu dia maravilhoso termina em Scarborough, que foi a primeira cidade termal do país. Esta estação balneária seduz com seu castelo em ruínas que domina a baía, a praia cercada de cabines coloridas e seu minúsculo porto reservado a barcos de pesca onde coabitam arrastões e iates. Testemunha da idade de ouro vitoriana, o Grand Hotel na linha do horizonte chama sua atenção. Depois, aproveite o ambiente bucólico dos jardins italianos de South Cliff, no norte da cidade. O Crown Spa Hotel, idealmente localizado na falésia, entre a praia e o centro da cidade, o recebe para a pernoite. No primeiro andar desse imponente prédio neoclássico, escolha um quarto King superior pela sua vista direta para o mar. O spa o mima com seu percurso que alia o calor de uma sauna com ervas e o frescor tonificante de uma sala de gelo ártico. A vontade de almoçar vai conduzi-lo ao The Farrier, no vilarejo de Cayton. Nesta antiga casa de ferreiro transformada em pub contemporâneo, escolha o brie defumado com amêndoas e chutney de ruibarbo, seguido pelo peito de frango assado com purê de cebola caramelizada, lentilha e presunto defumado.

Brockley Hall
Glenside
Saltburn-by-the-Sea
Reino Unido
+44 1287 622179
www.brockleyhallhotel.com

Abbaye de Whitby
Abbey Lane
Whitby
Reino Unido
+44 370 333 1181
www.english-heritage.org.uk/visit/places/whitby-abbey

Fish Box
Bay Bank
Robin Hood's Bay
Whitby
Reino Unido
+44 1947 880595
www.fishboxwhitby.co.uk

Crown Spa Hotel
7-11 Esplanade
Scarborough
Reino Unido
+44 1723 357400
www.crownspahotel.com

The Farrier
Main Street
Cayton
Scarborough, YO11 3RP
Royaume-Uni
+44 1723 861432
https://the-farrier.co.uk/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Itinerário da trilha: tour pelo litoral leste da Inglaterra

Explore uma área do Neolítico e brinque de ser ornitólogo

No dia seguinte, um pequeno desvio o leva até o cemitério de Rudston: um megálito colossal de quase oito metros de altura se ergue em meio aos túmulos. Contemple a maior pedra ereta da Inglaterra. A presença magnética dessa obra modelada no fim do Neolítico vai fasciná-lo. É difícil imaginar como esse monstro de 40 toneladas com origem misteriosa foi transportado em mais de 15 quilômetros até aqui.

Você reencontra o horizonte marinho na extremidade lesta da costa do Yorkshire. Penetrando na reserva natural nacional de Spurn, os voluntários que vigiam o local dão informações sobre a subida da água. A ponta arenosa dessa península que se avança no Mar do Norte se encontra submersa durante a maré alta. Desfrute de um passeio matinal nessa longa faixa de areia com, de um lado a espuma das ondas, e de outro, pântanos. Como um ornitólogo, ande delicadamente para observar os pequenos passeriformes migratórios que fazem uma parada nesse refúgio. Depois desse passeio energizante, duas horas de estrada esperam por você para contornar o Humber, o estuário que marca a fronteira entre o Yorkshire e o Lincolnshire.

Voltando para o litoral, percorra a pé a reserva natural de Saltfleetby-Theddlethorpe Dunes. Você ouve um tinido, mas não vê nenhuma igreja à sua volta. A maré que sobe aciona uma curiosa instalação colocada na areia. Essa escultura do artista norte-americano Marcus Vergette é um dos sinos introduzidos no litoral britânico para o projeto Time & Tide Bell, que deseja conscientizar o público quanto ao aquecimento global e à subida do nível dos oceanos.

Essa beira do mar proporciona outras curiosidades artísticas entre a cidadezinha balneária de Mablethorpe e o vilarejo de Chapel St. Leonards. Enquanto perambula você encontra as Bathing Beauties, uma série de estruturas delirantes que revisitam as tradicionais cabines de praia. A forma curvada do Jabba se funde nas dunas, a alcova glamour de Eyes Wide Shut enquadra a paisagem quando está aberta e oferece uma boa intimidade quando fechada. Você reconhece o humor inglês nessa obra inspirada em um copo de gin com água tônica!

Continue atravessando a areia dourada até Anderby Creek. Em uma plataforma de um tipo especial imaginada pelo artista Michaël Trainor, um “bar de nuvens” o convida a observar as cumulus dos assentos concebidos especialmente para este fim. Divirta-se acionando os espelhos giratórios que apontam para o céu e identifique os fenômenos celestes graças ao guia editado pela Cloud Appréciation Society, uma organização que se opõe à monotonia do céu azul-claro.

Depois dessa descoberta maluca, o seu périplo litorâneo termina com chave de ouro no The Wash, um amplo estuário no qual desaguam quatro rios. Este lugar protegido acolhe a maior reserva natural de toda a Inglaterra. Abra bem os olhos e contemple o espetáculo da vida selvagem. Seus pântanos representam um refúgio para milhares de pássaros o ano todo: gansos, tarambolas, maçaricos e tantas outras espécies migratórias.

No litoral leste do Wash, observe as baixas falésias de calcário vermelho de Hunstanton, uma cidade de Norfolk. O England coast path continua a acompanhar a costa, mas você deve ir para Londres, situada a duas horas e meia de estrada na direção sul.

Reserva Natural Nacional de Spurn
Spurn Discovery Centre Spurn Head
Kilnsea
Reino Unido
+44 1964 650144
www.ywt.org.uk/nature-reserves/spurn-national-nature-reserve