Museu da Acrópole, o porta-joias da arte acidental

museu
Museu da Acrópole, o porta-joias da arte acidental

Imagine-se na Atenas de antigamente subindo em direção ao Partenon. É essa impressão viva de “sentir” o passado que o museu proporciona.

4.000 objetos, dos quais mais de 300 obras de arte, 25.000 m2 de salas de exposição em meio a sete hectares de jardins paisagísticos, vista direta para o Partenon, nunca um museu trouxe tanto o passado para o presente.

Projetado pelo arquiteto franco-suíço Bernard Tschumi, com suas linhas geométricas o local evoca Euclides e Pitágoras. Suspenso sobre escavações existentes, o nível inferior flutua sobre um chão de vidro. Como o caminho que pegavam os atenienses para subir ao templo, uma rampa leva a um espaço intermediário, onde esculturas da Acrópole são apresentadas em colunas.

Depois, você chega a uma sala com exatamente as mesmas dimensões do teatro do Paternon. O friso que o adornava, do qual alguns fragmentos se encontram no British Museum e no Louvre, foi reproduzido identicamente, mostrando sua beleza única. Uma verdadeira emoção paira no ar e você pode sentir como era a vida antigamente, com seus barulhos, seus cheiros.

Museu da Acrópole
Dionysiou Areopagitou 15
117 42 Atenas

Fone: +30 210 900 0900

https://www.theacropolismuseum.gr/en