Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Publicado em 

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Os milaneses adoram passar suas noites neste bairro histórico e moderno. Na hora do aperitivo, sinta o clima animado que paira em torno da Piazza Vetra.

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Noite chique e design em Milão

Empurrando as portas do The Yard, você penetra em um universo caloroso de colecionador, que evoca um gabinete de curiosidades. A sua estadia em Milão começa a todo vapor. Escondido em um pátio sombreado, entre o canal Naviglio Grande e a Piazza Vetra, epicentro da vida noturna milanesa, o seu refúgio urbano difunde uma aura de dândi chique, onde o tempo parece suspenso. Deixe o seu quarto confortável, decorado no tema esportivo, para mergulhar no ambiente desse bairro tão dinâmico.

The Yard
Piazza Ventiquattro Maggio 8
20123 Milano MI
Itália
+39 02 8941 5901
www.theyardplaces.com/the-yard-milan

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Basílica romana e parque à sombra

Próximo dali se ergue a majestosa Basílica Sant'Eustorgio. Contemple calmamente este edifício milenar de tijolo vermelho. Na Idade Média, o local foi um centro de peregrinação importante. Diz a lenda que relíquias dos Reis Magos estão escondidas em seu seio. Na parte de dentro, abóbadas romanas imensas se alternam com afrescos multisseculares magnificamente preservados.

Mais distante, você será levado pelas emoções diante da beleza atemporal da Capela Portinari. Este tesouro do Renascimento lombardo revela um incrível arco de mármore com imagem de São Pedro Mártir.

Depois, conheça o pacato Parco delle Basiliche, também conhecido pelo nome de Parco Giovanni Paolo II. Os milaneses adoram frequentar esse corredor verde em meio a dois dos lugares de culto mais prestigiosos da cidade: a Basílica Sant'Eustorgio e a Capela Portinari. Suba pela Via Molino delle Armi, depois se acomode em um banco para observar as cenas do cotidiano. Famílias aproveitam a época veranil para fazer piqueniques à sombra de carvalhos e bordo, enquanto os mais ativos se divertem nos espaços de jogo e quadras de vôlei.

Basílica Sant'Eustorgio
Piazza Sant'Eustorgio 1
20122 Milano MI
Itália
+39 02 5810 1583

Capela Portinari
Piazza Sant'Eustorgio 1
20122 Milano MI
Itália

Parque Giovanni Paolo II
20121 Milano MI
Itália

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Um átrio grandioso

Na extremidade norte do Parco delle Basiliche, você encontra 16 colunas romanas coríntias oriundas de um templo antigo. Na continuação, a Basílica San Lorenzo Maggiore foi construída em frente a um pátio, dominado por uma estátua de bronze do imperador Constantino. Uma homenagem ao Édito de Milão, com o qual o soberano concedeu a liberdade de culto aos cristãos em 313 da nossa era. Você ficará fascinado pelo átrio monumental. A igreja merece a visita por sua cúpula imponente, a maior de Milão, e seus esplêndidos mosaicos bizantinos.

Atrás da basílica, uma imensa pintura mural encomendada pela igreja narra dois milênios de história da cidade. Você vai reconhecer certos personagens ilustres, como Leonardo da Vinci, Napoleão montado em seu lendário cavalo branco, e um filho do país, o compositor Giuseppe Verdi.

San Lorenzo Maggiore
Corso di Porta Ticinese 35
20123 Milano MI
Itália
+39 02 8940 4129
www.sanlorenzomaggiore.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

O point da juventude milanesa

É hora de festejar. Que tal um mergulho na atmosfera animada desse bairro reputado por ser uma referência na vida noturna de Milão?

Neste início de noite, os jovens da cidade vão se apoderando aos poucos das ruas. Sentados aos pés das colunas iluminadas de San Lorenzo, grupos de amigos batem papo tomando uma bebida. Atrás da basílica se esconde a Piazza Vetra, com seus restaurantes saborosos e cafés calorosos. Muitas lendas fascinantes gravitam em torno desse lugar, onde bruxas eram queimadas na Idade Média. Alguns moradores vão dizer que os fantasmas de Pierina de Bugatis e Sibilla Zanni, duas jovens condenadas por bruxaria em 1390, ainda assombram essa área. O charme da história exalada pelo bairro faz com que suas noites sejam mágicas.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Viva o aperitivo!

Por volta das 19 horas, quando chega a hora do aperitivo, os terraços começam a encher. Seguindo a elegância italiana, um é mais chique do que o outro. Escolha dividir esse ritual milanês com os moradores, que, depois de um dia de trabalho, vêm se encontrar nos cafés.

Dirija-se ao pub Vetra, localizado na praça epônima. Peça um spritz leve ou uma cerveja artesanal Vetra Tripel 6, depois busque um prato de petiscos no gigantesco bufê. Não deixe de pegar mais um pedaço de pizza, uma fatia de prosciutto local ou um pouco de macarrão: este é o princípio do aperitivo à moda italiana! Surpreso diante de tantas iguarias deliciosas, você vai embora desse lugar acolhedor, palco de conversas acaloradas, para conhecer outra instituição culinária do bairro.

Vetra
Piazza Vetra 21
20123 Milano MI
Itália
+39 02 9280 1104
vetramilano.it

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Na pele de um milanês ao redor da Piazza Vetra

Uma culinária italiana revisitada

Um jantar à luz de velas espera por você na Cantina della Vetra. Entre móveis antigos e toalhas xadrezes, esse restaurante familiar herdou a atmosfera das tabernas tradicionais de Milão. Para começar, um garçom recomenda os raviólis fritos de salame. Um deleite! Continue com o surpreendente risoto de beterraba e avelãs. Depois, o semifreddo de amêndoas - a famosa sobremesa gelada italiana - vem trazer o toque final ao seu jantar suculento.

Com o estômago cheio e o coração leve, volte a pé para o seu hotel elogiando essa culinária regional reinventada. E se você prolongasse a sua noite no Doping Club? O bar lounge de The Yard o envolve com seus coquetéis sofisticados, a serem degustados em um cenário discreto cujo charme é elegante, à imagem do seu dia em Milão.

Cantina della Vetra
Via Pio IV 3
20123 Milano MI
Itália
+39 02 8940 3843
www.cantinadellavetra.it/en/