O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Publicado em 

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Estação balneária que navega ao capricho dos surfistas, Biarritz também revela facetas culinárias e sofisticadas. Depois da sua prática esportiva, saia para explorar as redondezas, entre terra e mar.

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Biarritz imperial e oceânica

Seja bem-vindo ao País Basco, terra abençoada dos deuses do surfe. A costa atlântica alinha falésias chanfradas e baías selvagens até a Espanha, além de muitos spots que fazem a alegria dos surfistas. Antes de testar essas ondas de renome, deixe as suas malas no alto de Biarritz, cidade tão esportiva quanto elegante. No Hotel Regina, o melhor se esconde no interior: você ficará admirando a vidraça Art Déco que ilumina o pátio central. Recentemente renovada, esta luxuosa hospedagem seduz com o seu novo cenário inspirado nos anos 1950 e seus quartos cujo conforto é sóbrio e refinado.

De manhã, você decide ir tomar um ar na famosa praia Grande Plage, no centro da cidade. No nível do Hotel du Palais, o hotel de luxo mítico de Biarritz, faça um desvio pela Avenida de l'Impératrice. À sua frente se ergue uma imponente igreja ortodoxa. Contemple esse belo edifício construído em estilo bizantino no fim do século XIX para oferecer um local de culto aos diversos cidadãos russos, grandes fãs do litoral basco.

Le Régina Biarritz Hotel & Spa
52 avenue de l'Impératrice
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 41 33 00
https://hotelregina-biarritz.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Sabores do mercado e olhadinhas nas vitrines

Na extremidade da praia, penetre nas ruas animadas da cidade e aprecie o calor humano do mercadão local Les Halles e da Praça Sobradiel. Jovens modernos e moradores de mais idade frequentam esse espaço diariamente, com um cesto nas mãos. Nesse imenso recinto, lindamente restaurado, a abundância de presuntos de Bayonne, queijos de ovelha e outros milhares de produtos regionais abrem o seu apetite. No lado de fora, os amantes de vinho degustam - com moderação - um txakoli, branco produzido a partir de uvas verdes, acompanhado por ostras colocadas sobre barris. A multidão corre em direção ao Bar Jean, uma instituição que cultiva a “basque attitude”. Por sorte, uma mesa se libera. Peça um prato de chipirons, um tipo de lula, na chapa, de piquillos, pequenos pimentões de Navarra recheados com bacalhau, e outros pintxos - ou tapas. Depois você pode experimentar o axoa, prato de carne de vitela desfiada temperada com pimenta, pimentão e cebola.

Se bater aquela vontade de umas comprinhas, não deixe de dar uma volta no Lartigue 1910, uma das últimas marcas a fabricar roupa de casa tipicamente basca a partir de telas de algodão puro tecidas nas suas próprias oficinas. Leve de lembrança um pano de prato com listras atemporais e guardanapos em cores modernas. Mais para frente, a delicatessen Arostéguy é uma tentação com suas criações apimentadas e seus bocais de produtos marinhos. Dessa caverna de Ali Baba, especializada em artigos regionais, você vai levar uma sacola cheia de latas de barriga de atum, de piperade basquaise (especialidade à base de tomate, cebola e pimenta) e chocolates Antton. Na Rua Gambetta, uma vitrine chama sua atenção. Fotos impressas em todos os formatos mostram surfistas nas praias ou desbravando ondas monstruosas. Empurre as portas dessa galeria e confira os retratos mais bonitos de Sylvain Cazeneuve. Esse caçador de imagens especializado na fotografia de surfe percorreu o mundo inteiro para trazer cenas excepcionais.

Le Bar Jean
5 rue des Halles
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 24 80 38
../../common/travel-guide/o-bar-jean.htm

Lartigue 1910
8 avenue Edouard VII
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 23 83 02
https://www.lartigue1910.com/en/

Maison Arostéguy
5 avenue Victor Hugo
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 24 00 52
www.arosteguy.com

Galeria Sylvain Cazeneuve
8 rue Gambetta
64200 Biarritz
França
+33 (0)6 03 82 17 75
www.sylvaincazenave.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Uma tarde de surfe e prazeres gustativos

Ver esses retratos também lhe dará vontade de ir domar as ondas. Enfeitiçado pelo alto mar, você acaba indo até uma praia renomada da Côte des Basques. Aproveite para se jogar na água durante uma aula de surfe na Delpero Surf School. Você não poderia esperar professores melhores do que os irmãos Delpero para ensinar como subir numa prancha. Esses campeões mundiais de longboard passam uma incrível sensação de liberdade em um spot considerado o berço do surfe na Europa. Entre duas ondas, veja no alto a casa de veraneio Belza. Com sua aura vistosa e sua torre da Idade Média, ela domina as ondas do seu rochedo na ponta da praia.

Depois dessa prática esportiva revigorante, vá se esquentar em um ambiente de Grand Siècle no salão de chá Miremont, situado na elegante Praça Bellevue desde 1872. De frente para o Atlântico, recarregue suas baterias degustando um Paris-Biarritz, uma irresistível Carolina recheada com chantili, batido com cereja de Itxassous, chocolate de São Tomé e uma pitada de pimenta de Espelette. Também é aqui que encontramos o melhor bolo basco, especialidade tradicional da região.

De volta ao Regina, a atmosfera glamour na qual banha o Café N, dentro do pátio, é um convite para experimentar um coquetel da casa. Um jantar romântico, em frente ao farol de Biarritz, espera por você no Iqori, o restaurante gastronômico do hotel. Antoine Chuard vai satisfazê-lo com a barriga de porco Manex (porco local criado sem OGM) à ras el hanout, uma mistura de temperos marroquinos, decorado com uma panisse de limão cristalizado. Outro restaurante de excelência, imperdível em Biarritz: o Les Rosiers, onde você poderá degustar, no cenário intimista de uma pacata casa citadina, os tesouros do País Basco. A chef estrelada Andrée Rosier, acompanhada de seu esposo, tem o prazer de servir sua especialidade: molejas de vitela preparadas de mil e uma maneiras de acordo com as estações do ano.

Delpero Surf School
Plage de la Côte des Basques
64200 Biarritz
França
+33 (0)6 03 35 90 51
https://delperosurfexperience.com/homepage/eng

Miremont
Place Georges Clémenceau
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 24 01 38
www.miremont-biarritz.fr/

Iqori
Hotel Régina
52 avenue de l'Impératrice
64200 Biarritz
França
+33 (0)5 59 41 33 09
https://hotelregina-biarritz.com/fr/menu/iqori/restaurant-terrasse-vue-mer-iqori

Les Rosiers
32 avenue Beau Soleil
64200 Biarritz França
+33 (0)5 59 23 13 68
https://www.restaurant-lesrosiers.fr/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

O charme atemporal de Guéthary

Depois de uma noite reparadora, ninada pelas ondas do Atlântico, pegue a direção de Guéthary, o vilarejo mais charmoso do litoral basco. Sobre a colina de Cénitz, aproveite o magnífico ponto de vista para a Baía de Biscaia, depois caminhe pelas ruelas íngremes e arborizadas até as casas que se equilibram sobre o antigo porto baleeiro. Faça uma pausa para um café na cafeteria do Hotel Le Madrid, onde clientes assíduos e velejadores se encontram de manhã até a noite. O cenário pitoresco de Guéthary inspira os artistas. No centro de um esplêndido parque decorado com esculturas, o solar Saraleguinea acolhe o Museu de Arte Contemporânea da cidade. No térreo dessa imensa residência neobasca, viaje entre as esculturas, cerâmicas e desenhos doados pelo escultor Georges Cléments de Swiecinski. Desça até a beira-mar e caminhe pelo calçadão. Depois de passar pelos pequenos quiosques de madeira, observe os surfistas: seja bem-vindo a Parlementia. Esse spot conhecido no mundo inteiro, geralmente comparado ao Havaí pela qualidade das suas ondas, é um dos mais frequentados pelos moradores. Se você tem experiência, deixe-se levar por essas ondas excepcionais.

Café do Hotel Le Madrid
563 avenue du Général de Gaulle
64210 Guéthary
França
+33 (0)5 59 26 52 12
../../common/travel-guide/le-madrid.htm

Museu Saraleguinea
165 avenue du général de Gaulle
64210 Guéthary França
+33 (0)5 59 54 86 37
http://www.musee-de-guethary.fr/en/home/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que fazer em Biarritz depois de surfar?

Tradições perenes nas colinas do País Basco

Chegou a hora de explorar o País Basco do lado da terra firme. A 15 minutos de estrada de Saint-Jean-de-Luz, o café da manhã se faz necessário na fazenda Lizarragga. Em frente a um panorama grandioso para a Montanha Larrun, o chef Stéphane Poulin propõe uma versão revisitada da culinária “de feira”. No seu prato, a pescada de Saint-Jean-de-Luz com guarnição de ervilha, cenoura, amêijoas e caldo de coco e erva-cidreira vai roubar seu coração.

Ao volante do seu veículo, atravesse paisagens agrícolas que formam um patchwork de pastos montanhosos, pontilhados por aveleiras e pontuados por vilarejos. O Espelette é um deles. Em suas ruas para pedestres, admire as pimentas suspensas por longas cordas secando nas fachadas de belas casas com janelas em vermelho e verde. Diversas lojas vendem esse ouro local que faz a fama do município no mundo inteiro. Passeie pelo pacato bairro da Igreja Saint-Etienne, atravessado por um riacho, antes de visitar a loja de enlatados BiPiA. Um guia apresenta o laboratório onde a conhecida pimenta de Espelette é transformada. Depois de uma demonstração da receita, passe para a degustação dos produtos da casa. Seduzido pelo sabor, encha o seu cesto com pimenta em pó, chutney e molho apimentado orgânico.

Continue o seu passeio pelo Nive, que corre de Bayonne a Saint-Jean-Pied-de-Port, até um cantinho de paraíso aninhado em um circo montanhoso: você chegou a Saint-Etienne-de-Baïgorry. As moradias com portas arredondadas e sacadas profundas, uma igreja charmosa em calcário vermelho e uma ponte romana em arcobotante que atravessa o rio, onde vemos pescadores com iscas de mosca, formam um verdadeiro cartão-postal.

É agradável viver nesse lindo vilarejo cercado por vinhedos e pastos. Situado em uma vivenda típica da região, à beira-mar, o Hotel Arcé cultiva uma elegância discreta. Um compromisso perfeito entre tradição e modernidade, esse estabelecimento familial charmoso o convida a descansar em seu cenário verdejante no coração do País Basco.

Fazenda Lizarraga
550 chemin Lissaraga
64122 Urrugne
França
+33 (0)5 59 47 03 76
www.saint-jean-de-luz-restaurant.com/

BiPia
619 Haltsuko Bieda RD 650
64480 Larressore
França
+33 (0)5 59 93 21 86
https://www.bipia.com/en/

Hotel Restaurant Arcé
64430 Saint-Etienne-de-Baïgorry
França
+33 (0)5 59 37 40 14
https://www.hotel-arce.com/en/