Paris merece mais do que os seus clichês

Publicado em 

Paris merece mais do que os seus clichês

Esqueça tudo o que é falado sobre a Cidade Luz. Nos bairros do leste de Paris você mergulha em ambientes alegres e criativos.

Paris merece mais do que os seus clichês

Paris, margem direita: endereços secretos e badalados

Você já conhece a Torre Eiffel, a Champs-Élysées e o Museu do Louvre de cor. Durante a sua próxima viagem à capital francesa, você vai querer conhecer uma Paris alegre, badalada e popular. Pronto para entrar na pele de um verdadeiro parisiense? Pegue a direção do Faubourg Saint-Antoine, situado na margem direita do Sena. Este bairro, reputado desde Luís XIV por seus carpinteiros e marceneiros, manteve sua aura de vilarejo, com pátios e passagens secretos. Vozes o atraem até a feira d'Aligre, uma das mais antigas e animadas da cidade. Perto dali você encontra outras barracas, ao longo da Rua d'Aligre. Em sua andança em meio a produtos hortícolas, faça uma visita ao truculento vendedor de bugigangas Bernard Bonhomme, depois encha o seu carrinho com temperos, folhas secas e doces esquecidos na última graineterie (loja onde se vende sementes) parisiense. Aqui, você compra tudo ao quilo, seguindo os conselhos do charmoso dono. Não vá embora do bairro sem ter admirado a magnífica estrutura de madeira do antigo mercadão da Praça d'Aligre. Uma parada no Café CC é uma boa ideia para degustar um café torrado na hora e doces caseiros. Regularmente, o local organiza exposições, shows ou oficinas de escrita, ilustrando bem o modo de vida desse bairro do leste da cidade. Revigorado, você se dirige à Rua de Charonne para algumas comprinhas.

La Graineterie du Marché d'Aligre
8 place d'Aligre
75012 Paris
França
+33 (0)1 43 43 22 64
https://www.facebook.com/lagraineteriedumarché/

Café CC
6 rue Théophile Roussel
75012 Paris
França
+33 (0)9 83 36 48 68
https://www.facebook.com/CafeCC.paris/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris merece mais do que os seus clichês

Compras e bistronomia na Rua de Charonne

Seja bem-vindo a este templo da elegância parisiense frequentado pelos fashionistas em busca das novas tendências. Adepto do estilo boêmio-chique, você vai ficar enlouquecido nesta longa artéria do 11° distrito, onde se alinham lojas de estilistas, designers e bistrôs gourmets. Comece penetrando no universo fascinante das artes digitais e cinéticas da Galeria Lavignes Bastille. É neste lugar vanguardista que foi organizada a única exposição de Andy Warhol em Paris, em 1986.

O seu tour por estabelecimentos badalados passa pelo French Trotters. Nesta loja conceitual de moda masculina e feminina com uma seleção exigente, sucumba às botas de couro de Michel Vivien e a uma calça de veludo laranja “condimentado” da Band of Outsiders. Mais para frente, você vai amar o lado alternativo e urbano da marca Sessùn! A estilista Emma François seduz com seu estilo sofisticado e descontraído ao mesmo tempo, inspirado em suas diversas viagens pelo planeta. Com o seu closet atualizado, explore a pequena galeria ao lado, onde artesãos expõem suas luminárias e joias fabricadas à mão. E se você se presenteasse com alguns presentes éticos? A Altermundi se apresenta como uma loja decididamente sustentável e oferece um leque variado de artigos, entre bolsas de couro da marca francesa Enveloppe, toucas grossas escandinavas e uma bela coleção de joias de ouro cravejadas de pedras semipreciosas. Todos os produtos vêm em materiais recicláveis e de marcas comprometidas com o meio ambiente.

A sua caça ao tesouro pelas lojas da Rua de Charonne abriu seu apetite. Você fez bem de reservar a sua mesa no Septime, três semanas antes. Com a distinção de uma estrela no Guia Michelin, este restaurante supervisionado pelo jovem Bertrand Grébaut simboliza a criatividade incrível da nova geração de neo-bistrôs que reinventa a gastronomia francesa. Acomodado em frente a uma vidraça de oficina que deixa entrever a cozinha, você fica com água na boca só de ver desfilarem os pratos requintados do cardápio da estação, servidos em perfeita harmonia com vinhos naturais, que você degusta com moderação.

French Trotters (Charonne)
30 rue de Charonne
75011 Paris
França
+33 (0)1 47 00 84 35
https://www.frenchtrotters.fr/en/

Sessùn (Charonne)
34 rue de Charonne
75011 Paris
França
+33 (0)1 48 06 55 66
https://en.sessun.com/

Altermundi Charonne
39 rue de Charonne
75011 Paris
França
+33 (0)1 55 28 97 13
https://www.altermundi.com/en/

Septime
80 rue de Charonne
Paris
França
+33 (0)1 43 67 38 29
www.septime-charonne.fr/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris merece mais do que os seus clichês

O clima criativo e amistoso do Canal Saint-Martin

Na sua perambulação por uma Paris badalada você chega até as margens do Canal Saint-Martin. Este setor dinâmico com espírito criativo oferece um ambiente caloroso. Por trás de suas fachadas limpinhas, descubra oficinas-lojas e minúsculos restaurantes bem simpáticos.

No Quai de Valmy, as lojas de decoração Antoine et Lili proporcionam uma viagem em um mundo boêmio e colorido. Um pouco mais longe, o Make My Lemonade desperta o seu lado girly. Este local pop e diferenciado, à imagem da estilista Lisa Gachet, é uma fonte de inspiração para a exuberância indumentária. No espaço de tecidos, um aplicativo revolucionário permite calcular o tamanho (em metros) necessário para confeccionar a sua própria saia em casa! No Lemonade Café, você pode se esquentar com um chá matcha junto com outras costureiras iniciantes.

Na Rua Bichat, você encontra outro estabelecimento na moda: o Soliza. Esta loja conceitual seleciona lindos objetos modelados por artistas talentosos. Joias preciosas da Maison Abel, acessórios de moda da Maradji, confeccionados entre a Europa e a Índia, criações de terra ou porcelana natural da Anouka céramique... Você sempre acha uma peça única ao seu gosto.

Depois, que tal degustar pratos de um chef francês? Distante da agitação do Canal Saint-Martin se esconde a excelente Cantine de Quentin, ao mesmo tempo restaurante e delicatessen. Nas prateleiras: terrines, geleias artesanais e mostarda ao caldo de trufa. Na cozinha, Quentin Hofmann faz maravilhas. Comece com o velouté de batata-doce, beterraba, sementes torradas e combava antes de continuar com o polvo servido com homus, batatinha (grenaille) e chorizo ibérico...

À noite, na hora do aperitivo, confira o Comptoir Général, um bar fascinante conhecido por todos os moradores do bairro. Seu ambiente incomum é a promessa de uma viagem sem sair do lugar. A mobília retrô, juntamente com centenas de plantas que ornam as salas, lembra um gabinete de curiosidades. No andar de cima, a decoração presta uma homenagem ao Magrebe, enquanto o pátio evoca a Provença, com suas paredes ocre e sua fontezinha ao centro.

Antoine et Lili (Quai de Valmy)
95 quai de Valmy
75010 Paris
França
+33 (0)1 40 37 41 55
https://en.antoineetlili.com/

Make my lemonade
Lemonade Café
61 quai de Valmy
75010 Paris
França
+33 (0)9 67 42 23 97
https://www.makemylemonade.com/

Soliza
32 rue Bichat
75010 Paris
França
+33 (0)1 40 40 03 76
https://soliza.fr/

La cantine de Quentin
52 rue Bichat
75010 Paris
França
+33 (0)1 42 02 40 32
http://www.lacantinedequentin.com/

Le Comptoir Général
80, quai de Jemmapes
75010 Paris
França
+33 (0)1 44 88 24 48
../../common/travel-guide/le-comptoir-general-um-bar-exotico-militante.htm

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris merece mais do que os seus clichês

Imersão na cosmopolita Belleville

Para a digestão, caminhe pelo alto do Parque de Belleville, um dos bairros mais cosmopolitas de Paris. A história desta colina é multissecular. Na época dos Merovíngios, a vinha era cultivada para fabricar um vinho levemente espumante. Ela também foi o palco de uma grande batalha, em 1814, que opôs os russos aos franceses. Hoje, estruturado à perfeição, o jardim é um ninho de paz no coração da agitação urbana. Passe pela fonte em cascata, a grama que descansa e os 140 pés de vinha que são um testemunho do passado vinícola do bairro, depois suba até o terraço. A vista excepcional para toda a cidade de Paris compensa o esforço.

Descendo tranquilamente pela Rua de Belleville, explore os supermercados chineses e os restaurantezinhos asiáticos: bem-vindo a um dos epicentros da comunidade chinesa em Paris. Pegue a Rua Dénoyez, com muros e fachadas cobertos de grafites efêmeros, depois pare para tomar um chá de hortelã no terraço do café Aux Folies, point imperdível do bairro. Uma quinta-feira por mês é montado o food market. Se você tiver a sorte de estar por lá, mergulhe no clima popular desse mercado, que espalha os seus estandes de culinária do mundo inteiro ao ar livre pelo Boulevard de Belleville. Esta é a oportunidade de saborear as especialidades de cada comunidade, ao lado de outros fãs de gastronomia. Uma abundância de pratos franceses, mexicanos, chineses, árabes: basta fazer a sua escolha.

Aproveite que você está em Belleville para dar uma volta no distrito vizinho, o 19°. Conheça outro parque emblemático da capital, o Buttes-Chaumont. Suas altas colinas verdejantes acolhem os parisienses para piqueniques e tardes ensolaradas. A 20 minutos a pé de lá, confira um dos tesouros da cultura urbana local: o 104. O local reúne uma série de eventos: shows, espetáculos, feiras orgânicas, bailes dançantes populares... Suas salas também são cedidas gratuitamente aos dançarinos do bairro, que as usam para ensaiar: hip-hop, voguing, dança contemporânea... Admire a elaboração dessas coreografias modernas. Depois de toda essa animação, acomode-se no Chez Yaya Secrétan, para uma deliciosa escapada mediterrânea. Na cozinha, os irmãos Chantzios reinterpretam e revisitam os pratos de sua yaya, querida avó. Não resista ao osso buco com mel de pinheiro e tabule da estação ou à lula grelhada servida com purê de grão-de-bico ao limão e pimenta de Espelette; tudo em um cenário moderno e luminoso. Longe dos clichês da Cidade Luz, Paris revela sua faceta multicultural.

Aux Folies
8 rue de Belleville
75020 Paris
França
+ 33 (0)6 28 55 89 40
www.aux-folies-belleville.fr/
Food Market Belleville
www.lefoodmarket.fr/

Le 104 (CENTQUATRE)
5 rue Curial
75019 Paris
França
+33 (0)1 53 35 50 00
http://www.104.fr/en/

Yaya Secrétan
33 avenue Secrétan
75019 Paris
França
+33 (0)1 42 41 12 86