Por que voltar a Roma?

Publicado em 

Por que voltar a Roma?

Sob a proteção do centro histórico, Roma continua surpreendendo. Restaurantes familiares e complexos industriais transformados, ruínas antigas insólitas e mercados de rua esperam por você: basta seguir o guia!

Por que voltar a Roma?

Novos estabelecimentos modernos

A Cidade Eterna não para de se reinventar: novos bairros modernos, iniciativas locais e cantinhos secretos, você sempre terá um bom motivo para uma viagem. Se a sua última estadia foi há algum tempo, perceberá que o que mais mudou foi o panorama hoteleiro. Inaugurações de hotéis charmosos e reformas de estabelecimentos históricos trazem um sopro de novidade à Cidade Eterna. Para se hospedar, você pode optar pelo hotel-boutique tendência situado no pacato bairro Aventino, a uma curta distância do Coliseu: o The Corner Townhouse.

Estruturado em um casarão Art Nouveau, este refúgio design com toques de fantasia proporciona um conceito sedutor que reúne um restaurante sofisticado, um bistrô e apenas 11 quartos com uma elegância contemporânea. Depois de deixar suas malas, desça para tomar uma bebida no bar de coquetéis. Em meio a um jardim aromático, acomode-se em um sofá de veludo e peça um “Freak”, mistura sutil de tequila, piña colada, agave, cardamomo, eucalipto e limão, refrescado com gelo seco. Você não verá a hora de provar a culinária romana reinterpretada do chef estrelado Marco Martini. E ficará satisfeito com o menu de degustação: tagliatelle de sépia ao molho amatriciana, tamboril à cacciatora, uma preparação à base de cogumelos, legumes e vinho, e, para terminar, a ricotta com pera e chocolate. A sua estadia em Roma começa em grande estilo!

The Corner Townhouse
Viale Aventino, 121
Roma
Itália
+39 06 4554 8810
https://thecornerrome.com/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por que voltar a Roma?

O ambiente popular do Testaccio

No dia seguinte de manhã, em vez de percorrer o centro histórico, prefira sair do circuito habitual. Rumo ao Testaccio. Distante do fluxo turístico, esse bairro popular se estende entre a Muralha de Aurélio e as margens do Tibre. Ele deve seu nome ao Monte Testaccio, uma colina artificial criada na Antiguidade com milhões de ânforas quebradas. Chegando ao local, prepare-se para um choque visual. Na sua frente, a impressionante pirâmide de Céstio alcança os 37 metros de altura. Esse mausoléu foi construído em homenagem a um magistrado da época romana, quando a arquitetura do Egito, posse do Império naquele período, estava bastante em voga. Ele foi erguido no meio do Cemitério dos Ingleses de Roma, onde descansam personagens ilustres, entre os quais o poeta romântico John Keats. Aproveite a calmaria desse lugar de memória onde a vegetação invade as sepulturas.

A Praça Testaccio e seus arredores constituem a alma autenticamente romana do bairro. Em cada esquina, cheiros apetitosos dão água na boca. Outrora, os abatedouros nas vizinhanças e a qualidade da carne fizeram a reputação dos restaurantes locais. Ainda hoje, os romanos se encontram nas pequenas trattorias para dividir bons pratos. Você vai sentir uma fome de leão! A osteria familiar Fratelli Mori vem bem a calhar. Spaghetti à carbonara, tonnarelli com queijo e pimenta-do-reino, tripas à moda romana... Aqui os cozinheiros perpetuam receitas transmitidas há várias gerações.

Osteria Gratelli Mori
Via dei Conciatori, 10
Roma
Itália
+39 331 323 4399
http://www.osteriafratellimori.it/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por que voltar a Roma?

Complexos industriais transformados em espaços artísticos

Depois de matar a fome, dirija-se ao Mattatoio, vinculado ao MACRO, o Museu de Arte Contemporânea de Roma. Onde se situavam abatedouros no século XIX, dois grandes pavilhões magnificamente reformados despertam a sua curiosidade de esteta com uma exposição de fotografia, um evento ou um espetáculo de dança. Na sequência, conheça o complexo industrial de Ostiense, o “Gazometro”, uma antiga usina de gás. Fã de arte urbana, explore com prazer essa galeria a céu aberto. O seu dia rico em sensações acaba entre as paredes de um espaço híbrido e tendência do Testaccio: o cenário industrial da Stazione di Posta. Saboreie uma cerveja artesanal no bar, antes de experimentar a culinária inspirada no restaurante gastronômico do lugar, que associa influências italianas e japonesas.

Mattatoio
Piazza Orazio Giustiniani, 4
Roma
Itália
+39 06 3996 7500
www.mattatoioroma.it

Gazometro
Via del Commercio
Roma
Itália

Stazione di Posta
Città dell'Altra Economia, Largo Dino Frisullo
Roma
Itália
+39 06 574 3548
www.stazionediposta.eu/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por que voltar a Roma?

Passeio pelo mercado das pulgas preferido dos romanos

Se estiver em Roma num domingo, levante cedo para bater perna pelo grande Mercado das Pulgas de Porta Portese. A originalidade desse evento semanal? Aqui encontramos de tudo... menos comida! Centenas de barracas ocupam algumas ruas paralelas ao Tibre, no bairro burguês-boêmio de Trastevere. Chegou a hora de colocar em prática o seu italiano básico para negociar com os vendedores tagarelas que o chamam com frases sedutoras, como “Tutto a 1 euro” (“Tudo por 1 euro”). Você tem direito a uma verdadeira demonstração da exuberância à italiana: basicamente uma Commedia dell'arte a cada transação! A parte mais interessante do mercado se estende em volta da rua Ippolito Nievo: antiguidades, objetos decorativos, discos ou acessórios de moda, como o Borsalino, o famoso chapéu adotado pelos romanos... Você encontrará de tudo no meio dessa miscelânea, mas principalmente um ambiente único.

Mercado das Pulgas de Porta Portese
Viale di Trastevere
Roma
Itália
/travel-guide/mercado-das-pulgas-de-porta-portese.htm

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por que voltar a Roma?

O centro histórico de um jeito diferente

Perto de lá, na rua Garibaldi, a grande história de Roma vem até você. Dê uma olhada no pátio interno da igreja San Pietro in Montorio. Você vai se deparar com o Tempietto de Bramante, um pequeno templo redondo charmoso construído por Bramante, um dos arquitetos mais importantes do Renascimento italiano. Essa obra impressionante o deslumbra com suas colunas toscanas e suas proporções perfeitas que evocam obras-primas antigas. Depois, não deixe de descer na cripta para observar a cavidade na qual teria sido colocada a cruz do suplício de São Pedro.

Que tal um petisco? Perto da Praça Navona, sente-se ao minúsculo balcão do Supplizio e deguste alguns supplì, esses deliciosos bolinhos fritos de arroz, recheados com molho de tomate ou mozzarella.

Você encontra um pouco de tranquilidade depois de um passeio agitado no alto da colina do Aventino. Aqui a beleza secreta reside nos detalhes. No recinto do jardim encantador do parque Savello, se esconde uma fonte surpreendente. Em 1936, um escultor teve a ideia de reunir uma bacia de água termal romana e uma máscara de mármore monumental criada por Giacomo della Porta no Renascimento. A alguns minutos de lá, dirija-se à Piazza dei Cavalieri di Malta, circundada por palmeiras lânguidas. Descubra a verdadeira surpresa aproximando o seu olho da fechadura de uma grande porta verde: por esse buraquinho você admira uma das vistas mais bonitas e insólitas da capital italiana. Com a perspectiva, você tem até a impressão de poder tocar a cúpula da Basílica de São Pedro com a ponta dos dedos... e desvendar um pouco mais os segredos de Roma.

Igreja San Pietro in Montorio
2 Piazza di S. Pietro in Montorio
Roma
Itália
+39 06 581 3940
www.sanpietroinmontorio.it/

Supplizio
Via dei Banchi Vecchi
Roma
Itália
+39 06 8987 1920
https://www.supplizioroma.it/en/