Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

Publicado em 

Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

O que fazer em Paris em um dia? Caminhe pelo Marais, desvende os segredos da Ópera Garnier, depois percorra as margens do Sena até a Biblioteca Nacional da França.

Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

Caminhe pelo Marais

Paris desperta e você tem um dia inteiro para conhecê-la antes de retomar a sua viagem. Para um “pouso” suave, o charmoso bairro do Marais oferece um ambiente ao mesmo histórico e badalado. Um cheiro de café quente o atrai até o Pick Clops, bistrô caloroso com decoração vintage dos anos 1950. Saboreie um farto café da manhã, com folhados crocantes, em um cenário que associa neons, cartazes de shows e mesas de fórmica.

Entre a Rua des Rosiers e a Rua des Francs Bourgeois, as charmosas vitrines das lojas de prêt-à-porter francesas IKKS, L.D.B. e Bensimon chamam sua atenção. Quando a Polka Galerie abrir, desfrute de um momento cultural gostoso. Esse espaço, voltado para a fotorreportagem, destaca o trabalho de grandes nomes com olhar crítico, como Sebastiāo Salgado ou Marc Riboud. Leve embora um exemplar da Polka Magazine para guardar uma lembrança do lugar e das obras expostas.

Uma pausa merecida na praça Place des Vosges permite conferir a harmonia das fachadas dessa obra-prima arquitetônica. Antes de aproveitar um instante de descanso ao lado dos parisienses, nos bancos e na grama do Square Louis XIII, situado no meio da praça, caminhe sob as arcadas históricas. Nesse percurso você passa pelo Hotel de Sully, ministro do rei Henrique IV, e a Casa de Victor Hugo, hoje um museu dedicado ao escritor. A algumas ruas dali um magnífico prédio do século XVII, tombado como monumento histórico, satisfaz o seu gosto pela arte moderna. Em suas salas arejadas e luminosas, o Museu Picasso retoma os diversos períodos do mestre espanhol. Você ficará perplexo perante a multiplicidade de obras expostas.

Le Pick Clops
16 rue Vieille du Temple
75004 Paris
França
+33 (0)1 40 29 02 18
www.facebook.com/Pick-Clops-83342789344/

Polka Galerie
Cour de Venise
12 rue Saint-Gilles
75003 Paris
França
+33 (0)1 76 21 41 30
www.polkagalerie.com/en/home.htm

Museu Nacional Picasso-Paris
55 rue de Thorigny
75003 Paris
França
+33 (0)1 85 56 00 36
www.museepicassoparis.fr/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

Do ouro da Ópera à gastronomia japonesa

Volte para a praça Place de la Bastille a pé, depois pegue o metrô em direção à Ópera. Saindo da estação você dará de frente com a Ópera Garnier. Esse monumento em estilo eclético impressiona com seu exterior majestoso, à maneira do Segundo Império, rico em decorações. Para uma visita guiada do local, entre pela Rotonde des Abonnés, onde a assinatura do arquiteto Charles Garnier consta entre os arabescos decorativos do teto. O seu guia vai narrar a história tumultuada desse palácio, depois permanecer um tempinho na grande escadaria, representante da sociabilidade parisiense no fim do século XIX. Deslumbrado com o volume da nave e os materiais usados para esse cenário grandioso, por fim você conhecerá o “grand foyer”, uma sala comprida e luminosa inspirada na Galeria dos Espelhos de Versalhes. Esse espaço suntuoso se abre, pelas altas vidraças, para a Avenida de l'Opéra e os prédios haussmanianos do bairro.

A vontade de almoçar o leva justamente para a Rua Sainte-Anne, situada perto dali. Ponto emblemático da cultura japonesa, alinha bares de sushi, lojas de decoração com caligrafia nas fachadas, supermercados repletos de produtos nipônicos... Você acaba escolhendo o simpático restaurante de rāmen, a uma rua de distância do Palácio Real. No Kodawari Tsukiji mergulhe no ambiente vibrante do antigo mercado de peixes de Tóquio. Em meio aos caixotes coroados por réplicas exatas de peixes e crustáceos, um garçom vestido de pescador serve o Sardine Bomb, caldo grosso de sardinha da Bretanha, porco caipira basco na brasa e cebolinha grelhada. Você sairá de lá satisfeito com essa experiência imersiva e gustativa.

Visitas guiadas da Ópera Garnier
Entrada na esquina das ruas Scribe e Auber
75009 Paris
França
+33 (0)8 25 05 44 05
www.operadeparis.fr/en/visits/opera-paris

Kodawari Tsukiji
12 rue de Richelieu
75001 Paris
França
+33 (0)9 84 30 99 26
www.kodawari-ramen.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

Encante-se na Île de la Cité

Para a digestão, as margens do Sena o incitam a passear em direção ao mítico Quartier Latin. Do outro lado da ponte Pont Neuf, na Île de la Cité, penetre entre os dois pavilhões de esquina que ocultam a discreta praça Place Dauphine. Aproveite a tranquilidade verdejante para admirar os prédios charmosos à sua volta. Mais distante, seu coração ficará apertado ao passar em frente à Catedral Notre-Dame de Paris, convalescente. Continue caminhando pelo labirinto de ruelas medievais cercadas por casas de enxaimel. Atravesse um dos bairros mais lindos da Paris atemporal.

Nos arredores do Quai de Sully, você ficará surpreso ao ver surgir o esplêndido prédio de vidro e aço do Instituto do Mundo Árabe. Atrás de seus muxarabis elétricos, que se abrem em função da luz, essa instituição cultural é um convite para uma viagem pelo Oriente. Conheça a exposição temporária e explore a livraria antes de pegar o elevador de vidro até o último andar. Na cobertura... surpresa! Uma vista maravilhosa para contemplar o coração de Paris.

Retome o seu passeio urbano seguindo para o Jardim das Plantas. Nesta paisagem verdejante, inspire um pouco de ar fresco em meio a tílias da Rússia, oliveiras de Boêmia e outras árvores mais do que centenárias. Em frente à Gare d'Austerlitz você reencontra as margens do Sena, que levam ao bairro da Biblioteca Nacional da França, recinto de artes e criação do leste parisiense. No caminho, você fica fascinado pela estrutura verde ultracontemporânea da Cidade da Moda e do Design.

Instituto do Mundo Árabe
1 rue des Fossés Saint-Bernard
75005 Paris
França
../../common/travel-guide/descobrir-o-oriente-no-instituto-do-mundo-arabe.htm

Cidade da Moda e do Design
34 quai d'Austerlitz
75013 Paris
França
+33 (0)1 76 77 25 30
www.citemodedesign.fr/en/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um dia em Paris: visita-relâmpago da Cidade Luz

Termine o seu passeio na Biblioteca François-Mitterrand

As quatro torres angulares da Biblioteca Nacional da França, também chamada de Biblioteca François-Mitterrand, surgem de frente para o Sena. A passarela Simone de Beauvoir permite recuar um pouco para admirar melhor essa obra emblemática. Aproxime-se do jardim central, que acolhe uma minifloresta de pinheiros silvestres. Entre em seu âmago para conhecer as salas de leitura no subsolo e globos herdados de Luís XIV.

Um pouco mais longe, a agitação estudantil anima o bairro de Masséna, com seu urbanismo novo, pensado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc. Olhe para cima e veja os Grandes Moinhos de Paris, transformados no campus universitário Paris-Diderot. Em torno da Rua Françoise Dolto, seu olhar é atraído pelos diversos afrescos. Nesse bairro em mutação, a arquitetura moderna se justapõe à arte de rua. Concentre-se para identificar as várias obras escondidas na esquina das ruas. Inclusive, se você se interessa pelo assunto, confira a Lavo//matik, uma galeria-livraria especializada em artes urbanas. Aqui você conhecerá nomes promissores e irá embora com um estêncil ou objeto insólito.

Outra etapa na sua caminha artística, a galeria Itinerrance destaca seu belo espaço para que os visitantes mergulhem no universo de artistas de fama internacional. Com um pouco de sorte no dia que passar, você poderá prestigiar uma retrospectiva de Obey, Pantónio ou Seth, três talentos representados pela galeria. Em pleno centro do bairro, o bar/lanchonete EP7 o seduz com a sua espetacular fachada digital. No fim de tarde, os djs mais em voga dinamizam esse lugar cultural eclético. Acomode-se no terraço fechado e petisque algumas tapas junto com uma clientela parisiense.

Para encerrar o seu dia cheio, pegue a direção do aeroporto, com a mente cheia de lembranças da Cidade Luz, já que um novo destino espera por você.

Biblioteca Nacional da França
Site François-Mitterrand
Quai François Mauriac
75706 Paris
França
+33 (0)1 53 79 59 59
www.bnf.fr/fr/francois-mitterrand

Le Lavo//matik
20 boulevard du Général d'Armée Jean Simon
75013 Paris
França
+33 (0)1 45 83 69 92
www.artsper.com/en/art-galleries/france/1270/le-lavo-matik

Galerie Itinerrance
24 boulevard du Général d'Armée Jean Simon
75013 Paris
França
+33 (0)1 44 06 45 39
https://itinerrance.fr/

EP7
133 avenue de France
75013 Paris
França
+33 (0)1 43 45 68 07
https://ep7.paris/