Uma dia diferente no coração de Paris

Publicado em 

Uma dia diferente no coração de Paris

Paris era uma ilha. Ainda hoje, o coração palpitante da capital encanta os visitantes entre a Île de la Cité e a Île Saint-Louis. Experiências inesquecíveis esperam por você.

Só se ouve o marulhar do Sena rio abaixo. Você está no centro de Paris e a calma reina na Île Saint-Louis. Ao passear pelo Quai d'Anjou, você passa por uma fachada discreta. Com curiosidade, empurra a porta do Hôtel de Lauzun. Atrás do estuque, de dourados e de afrescos, é impossível não sentir um ar de déjà vu. O local é regularmente usado como cenário de filmes e séries de época. Em algumas noites, concertos de música clássica agitam os pilares majestosos do edifício, sob o olhar cúmplice das estátuas de mármore.

A história está à espreita em todos os cantos desta área pouco conhecida da Cidade Luz. A galeria Île aux Images está repleta de verdadeiros tesouros dos séculos XIX e XX. Aqui, Picasso faz uma careta diante das lentes de André Villers. Mais adiante, os pôsteres art déco de Mucha enfeitiçam você, com suas formas delicadas e ricas.

Para o almoço, sua mesa já está escolhida. Será na casa do mais famoso casal francês na década de 1950: o cantor Yves Montand e a atriz Simone Signoret. No Caveau du Palais, o endereço preferido deles, você saboreia sua refeição em frente à Place Dauphine. Os paralelepípedos ecoam as brincadeiras de crianças, que se alegram em meio às árvores. Durante esse tempo, o chef se volta para a cozinha para levar você a experimentar um confit de pato, que só ele tem o segredo.

Sua aventura insular chega à joia parisiense do gótico: a Sainte-Chapelle. No fim do dia, quando o fluxo de visitantes diminui, você aproveitará os últimos raios de sol para admirar esse tesouro do patrimônio francês. Sua entrada se dá pela capela inferior. Na penumbra, o teto pintado parece iluminar a sala de estrelas amarelas. Uma pequena escada, ainda mais escura, leva você à capela superior. Respire, abra os olhos e se deixe levar pela magia. Ao seu redor, os vitrais ocupam todas as paredes, se lançando a uma abóboda inatingível. As pedras desaparecem dando espaço ao vidro, ao ar, à luminosidade e às cores. Sua jornada pelo coração de Paris termina aqui, em meio à calma e à contemplação.

Hôtel de Lauzun
17 quai d'Anjou
75004 Paris
França
+33(0)1 43 54 27 14

L'Île aux Images
51 rue Saint-Louis en l'Île
75004 Paris
França
+33(0)1 56 24 15 22
https://www.vintage-photos-lithos-paris.com/?PGFLngID=1

Le Caveau du Palais
17-19 place Dauphine
75001 Paris
França
+33(0)1 43 26 04 28
http://www.caveaudupalais.fr/?lang=en

Sainte-Chapelle
8 boulevard du Palais
75001 Paris
França
+33(0) 1 53 40 60 80
http://www.sainte-chapelle.fr/en/