Versalhes depois de Versalhes: o que fazer depois de visitar o castelo?

Publicado em 

Versalhes depois de Versalhes: o que fazer depois de visitar o castelo?

Versalhes é conhecida no mundo inteiro por seu castelo mítico. Também é uma cidade dinâmica a menos de 20 quilômetros de Paris, com diversos atributos. Basta seguir esse guia!

Versalhes depois de Versalhes: o que fazer depois de visitar o castelo?

Conhecendo o bairro Saint-Louis

Deixe para trás o ouro do castelo e pegue a direção leste, para o bairro Saint-Louis, que se desenvolveu próximo da Horta do Rei. Não perca a visita desse lugar maravilhoso criado pelo jardineiro da corte. Você pode levar embora um pouco dos benefícios dessa terra que é trabalhada com amor desde o século XVII, comprando um cosmético Mademoiselle Saint-Germain na loja da Horta. Esta marca de beleza histórica se inspira nos tratamentos de outrora usando apenas produtos cultivados no local, como o creme à base de pepino de Bonneuil, cujas propriedades hidratantes eram bastante apreciadas por Maria Antonieta.

Saindo da loja, você verá à sua frente a imponente Catedral Saint-Louis, que domina majestosamente uma ampla praça. Construída a pedido de Luís XIV, ela só foi abençoada em 1754, por seu bisneto. Nesse meio tempo, os códigos arquitetônicos mudaram e a fachada se destaca por sua sobriedade, com exceção de alguns elementos barrocos. O mesmo classicismo é encontrado no interior, sobretudo na nave, bastante luminosa. Admire tranquilamente os quadros de mestres que ornam as diversas capelas, dos quais São João Batista Pregando de Boucher ou São Pedro Desacorrentado de Deshays. Aquela que na época era uma simples igreja, acolheu várias sessões dos Estados gerais em 1789, às vésperas da Revolução Francesa.

A alguns minutos dali, conheça o Carrés Saint-Louis, hoje famoso pelos seus alinhamentos de casinhas cheias de charme. Este bairro reabilitado foi organizado em um padrão quadriculado em torno de uma praça central, o que contribui para o seu ambiente caloroso. É aqui que encontramos a Galeria de Arte Vanaura, onde são expostos artistas confirmados e jovens talentos, sejam eles pintores, escultores, fotógrafos, vidreiros, etc.

Loja da Horta do Rei
10 Rue du Maréchal Joffre
78000 Versalhes
+ 33 (0)1 39 24 63 24
www.potager-du-roi.fr/site/potager/index.htm

Catedral Saint-Louis
Place Saint-Louis
78000 Versalhes

Galeria de Arte Vanaura
Carrés Saint-Louis
24 rue Royale
78000 Versalhes
+ 33 (0)1 39 24 03 44
www.galerie-vanaura.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Versalhes depois de Versalhes: o que fazer depois de visitar o castelo?

Coração de sabores

E não é que bateu aquela fominha? Dê meia-volta em direção ao bairro Notre-Dame. No caminho, passe na frente das barracas de flores da Avenida de Saint-Cloud, que oferecem um espetáculo colorido bastante agradável. Cinco minutos depois, você chega ao coração do mercado de rua mais bonito da Île-de-France. Disposto em volta da praça, e com mais de 360 anos de idade, acolhe diversas opções de produtos: pães, queijos, laticínios, sem nos esquecermos dos peixes, de um frescor extremo. No domingo de manhã encontre todos os fãs de uma culinária mais elaborada que se encontram e perambulam alegremente pelos corredores entre cogumelos, produtos orgânicos, tomates da horta. Um festival de formas, cores e perfumes. Com o apetite aberto, pare na frente da barraca das autênticas galettes bretãs. Para viagem ou comer de pé ali mesmo, com mel, também da Bretanha, açúcar ou uma boa geleia. Um deleite!

Mercado das Flores
Entre as avenidas de Saint-Cloud e de l'Europe
78000 Versalhes
https://www.versailles-tourisme.com/marche-aux-fleurs-1.html

Mercado Notre-Dame
Place Notre-Dame
78000 Versalhes
https://www.versailles-tourisme.com/marche-notre-dame-1.html#media

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Versalhes depois de Versalhes: o que fazer depois de visitar o castelo?

A vida da realeza

Se você prefere experimentar a culinária francesa em um cenário mais tradicional, continue o seu périplo e percorra o apropriadamente chamado Boulevard de la Reine (Boulevard da Rainha). Ele o leva até uma parte do castelo menos frequentada, que possibilita o acesso ao Hameau de la Reine (refúgio rústico construído para Maria Antonieta). É aqui que se eleva o Trianon Palace, onde Gordon Ramsay demonstra seus talentos de chef multiestrelado. Sente-se à mesa no lindo salão do restaurante gastronômico La Veranda by Gordon Ramsay. No menu, uma culinária contemporânea clássica bastante saborosa. Basta ler o cardápio para despertar a papilas gustativas. Na dúvida? Escolha os pratos da casa, dos quais o “Patê com crosta de ave, foie gras e pistache, condimento soubise” e o “Choco-pralinado com maracujá”. Se o tempo estiver bom, peça para ser acomodado no terraço, que dá de frente para o parque do castelo. Tudo foi reunido com o propósito de que você viva um momento de pura felicidade!

Waldorf Astoria Trianon Palace
La Véranda by Gordon Ramsay
1 boulevard de la Reine
78000 Versalhes
+ 33 (0)1 30 84 50 00
https://www.trianonpalace.fr/en/

Esta descoberta insólita e saborosa de Versalhes quase faz esquecer Paris e suas luzes. Continue a sua aventura passeando pelas ruas da capital