Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

Publicado em 

Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

Simultaneamente terra de história, arquitetura e tradições, a região de Bourbonnais, perto de Lyon, é um tesouro para quem tem tempo de desvendá-la. Basta seguir o guia.

Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

Tratamento termal, tecido e pastilhas em Vichy

Tire um tempo para descobrir tudo o que fez o seu renome, das termas às famosíssimas pastilhas de hortelã, passando, claro, pelas suas fontes, sua água mineral, e conhecer personagens emblemáticos que moraram em Vichy. Foi Napoleão III que possibilitou o desenvolvimento da estação termal e, por conseguinte, todo o seu sucesso. Devido aos seus cálculos renais, o imperador vinha até aqui para se tratar a cada ano. Assim, grandes obras de modernização e estruturação foram realizadas para Vichy unir saúde e entretenimento.

Pare no Hall das Fontes. Ali você pode experimentar a água das quatro fontes exploradas pelo território da cidade: Chomel, Grande Grille, Hôpital e Lucas.

Seja qual for a estação, dirija-se às margens do Allier, inteiramente voltadas para o relaxamento. O calçadão de tábuas de madeira aproxima a cidade de seu rio: as crianças brincam, os esportistas correm, e cais estão à disposição para veleiros... Se você sentir vontade, jante no Tahiti Plage, um dos diversos quiosques estabelecidos nas margens: ambiente caloroso e descontração garantida.

Hall des sources
7 avenue du Général Dwight Eisenhower
03200 Vichy
França
www.thermes-de-vichy.fr/en

Tahiti plage
Parc des Bourins
Avenue de France
03200 Vichy
França
+33 4 70 32 70 94
www.facebook.com/tahitiplagevichy/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

Ao longo do Sioule

Siga o seu caminho para o norte do Allier. Primeira etapa em Charroux, uma antiga praça-forte. Passeie tranquilamente pelas ruazinhas de paralelepípedos desse vilarejo medieval. Aproveite a relativa altitude - 413 metros - para contemplar os vales ao redor. Entre a Cour des dames e a Tour de l'horloge, lembre-se de comprar um vidro de “mostarda de Charroux”, especialidade local cujo sabor tão característico se dá a uma colher de vinho branco.

Perto da hora do almoço, dirija mais alguns minutos até chegar à Ferme de Saint Sébastien, onde você será recebido pela chef Valérie Saignie. Ela é a alma dessa antiga fazenda reformada. Delicie-se com o frango ao molho Duchambais - especialidade do Ducado de Bourbon preparada com vinagre, chalota e creme de leite - e os bolinhos de abobrinha ao creme de cebolinha, quando for a época.

Continue o seu percurso até Saint Pourçain-sur-Sioule, cerca de 20 minutos de lá. A cidadezinha é renomada pelo seu vinhedo, um dos mais antigos da França. Esses vinhos eram servidos à mesa real a partir do século XIII, para o bel prazer do rei São Luís. Faça uma parada no Domaine Ray para provar os brancos, rosés e tintos da produção familiar. Você decide qual vinho vai se harmonizar melhor com a reputada andouillette local!

Ferme Saint Sébastien
Chemin de Bourion
03140 Charroux
França
+33 4 70 56 88 83
www.fermesaintsebastien.fr/

Domaine Ray
8 rue Louis Neillot
03500 Saulcet
França
+33 4 70 45 35 46
www.vins-saintpourcain-caveray.fr/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

O patrimônio escondido de Moulins

A sua espadela turística pelo coração do Allier o leva até Moulins, a capital histórica da região de Bourbonnais. Passagem obrigatória pelo Castelo dos Duques de Bourbon, cujo telhado atípico lhe rendeu o apelido de “Despenteada”. Esse castelo conheceu seu auge de glória no século XV, quando Charles de Bourbon-Montpensier foi nomeado Condestável do rei Francisco I.

Siga a visita guiada: 1h30 para voltar no tempo e entender o papel de Moulins e de Bourbonnais, que presentearam a França com muitos reis, de Henrique IV a Carlos X. Os 200 degraus finais que levam à cortina (muralha medieval) são a promessa de um panorama magnífico da cidade, sobre o rio Allier perto dali e o campo, ao longe.

Além de seus muitos monumentos históricos, Moulins guarda um tesouro único: o Centro Nacional do Figurino. Ali são mantidos nada menos do que 10.000 figurinos da Comédia Francesa, da Ópera e da Biblioteca Nacional da França. Teatro, dança, balé, ópera... as peças mais antigas remontam ao século XVIII. Por sua vez, o traje que a famosíssima Sarah Bernhardt usou em uma das apresentações de Ruy Blas (Victor Hugo) data de 1872. Admire esse vestido todo de seda, ornado com pérolas, galões e purpurina de ouro; ele é absolutamente deslumbrante.

Château des Ducs de Bourbon, Mal Coiffée
Place Colonel Laussedat
03000 Moulins
França
+33(0)4 70 20 48 47

Centre national du costume de scène
Quartier Villars
Route de Montilly
03000 Moulins
França
+33 4 70 20 76 20
www.cncs.fr/?language=en-gb

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Viagem inspiradora na região de Bourbonnais saindo de Lyon

Rumo a Montluçon

Uma hora de estrada separa Moulins de Montluçon, ao sudoeste do Allier. Uma placa também indica “Castelo dos Duques de Bourbon”. É verdade que os Bourbons construíram um prédio imponente em Montluçon, antes do de Moulins. Só é possível visitar uma única torre, mas a vista para a cidade e as redondezas vale a pena.

Saindo da esplanada, caminhe pelas ruas para pedestres da cidade medieval. As casas de enxaimel e outras mansões privadas da época estão muito bem conservadas. Diversos comércios criam um ambiente animado bastante agradável. Dentre eles, cafés onde você pode fazer uma pequena pausa antes de continuar a explorar.

Vindo em um sábado de manhã? Você terá o prazer de passear pelas barracas coloridas da feira, repleta de produtos regionais deliciosos. E se você sentir vontade de terminar essa última parada com um toque de sabor, experimente os pratos do restaurante Le Grenier à Sel, uma charmosa casa de época onde o chef Jacky Morlon revisita talentosamente o repertório da culinária de Bourbon. Se o tempo permitir, peça uma mesa no terraço, dentro de um jardim verdejante sob a proteção de árvores centenárias. A melhor maneira de fechar esse parêntese no Ducado de Bourbon.

Château des ducs de Bourbon à Montluçon
Rue du Château
03100 Montluçon
França
+33(0)4 70 02 55 00

Le Grenier à sel
10 rue Sainte Anne
Place des Toiles
03100 Montluçon
França
+33 4 70 05 53 79
www.legrenierasel.com/en/restaurant-montlucon.html