Viagem a Aberdeen

Descubra Aberdeen com a Air France com voos saindo de São Paulo e de outras cidades brasileiras

Situada no nordeste da Grã-Bretanha, Aberdeen, também conhecida como a "cidade do granito" pela predominância de edifícios construídos com essa matéria, é um importante porto do Mar do Norte com cerca de 200.000 habitantes. A Air France oferece diversos vôos para Aberdeen saindo do Brasil e auxilia você na preparação da sua viagem. Para maiores informações, acesse:
O voo para Aberdeen saindo de São Paulo dura cerca de 18 horas, com escala em uma das capitais européias de sua preferência.
Antes de viajar, acesse o site:
, e preencha o formulário de solicitação de visto.
Feche as bagagens a serem despachadas com um cadeado TSA para que na alfândega possam abrir suas malas sem destroçá-lo. Você encontrará todas as dicas relativas às bagagens em:

Na chegada ao país, é preciso apresentar um endereço de destino. Reserve sua primeira noite de hotel antes de viajar, acessando
.
Há uma diferença de cerca de 6 horas entre o Brasil e a Escócia. Não esqueça de consultar os horários de seus vôos, acessando

Aberdeen, a "cidade do granito e das flores"

Terceira cidade da Escócia, Aberdeen impressiona pela linha granítica que se impõe no horizonte. A cidade, com suas habitações cheias de charme, exala o perfume das flores que ocupam todos os espaços. Por suas ruas ornamentadas por rosas e junquilhos, Aberdeen ganhou diversas vezes o prêmio Britain in Boom, que recompensa as cidades mais floridas. Seu clima oceânico faz com que não haja grandes diferenças de temperatura ao longo do ano. Se pode fazer frio em pleno verão, seu inverno é bastante ameno.
Aliás, como a cidade fica no litoral, chove bem menos do que no resto da Escócia. A melhor época para se conhecer Aberdeen é a primavera, entre final de abril e início de julho. Embora muitas vezes esquecido pela maioria dos visitantes do Reino Unido, é um lugar encantador, com uma grande variedade de atividades, tanto culturais e de lazer, bem como em termos paisagísticos, abrigando vários parques e algumas praias tão agradáveis quanto extensas.
Em Aberdeen, no rio Dee que se funde com o mar, escondem-se vestígios arqueológicos que datam de mais de 5.000 anos. Aberdeen foi toda renovada e ampliada, dividindo-se em duas partes: Old Aberdeen e Nova Aberdeen. Para o viajante que busca algo inusitado, a chamada "capital do petróleo" é uma das mais charmosas cidades da Escócia.

Aberdeen, cidade rica em cultura

Famosa em todo o mundo, tornou-se uma das cidades mais ricas do Reino Unido com a descoberta do petróleo nos anos 70 no Mar do Norte. O centro da cidade reúne diversos espaços culturais que atestam da sua riqueza patrimonial. A cidade comporta diversos monumentos da época vitoriana e medieval assim como uma das mais antigas universidades do país. Além do castelo de Dunnottar a proximidade do centro urbano, durante sua estada em Aberdeen o visitante poderá descobrir a vida cultural da cidade, com locais como o Toolbooth, magnífico museu que retrata a história da cidade. Por ocupar uma posição estratégica, perto do mar do Norte, Aberdeen também acolhe, dentro do casarão mais antigo da cidade (o Provost Ross's House do século XVI), um rico Museu Marítimo que reúne objetos referentes ao transporte marítimo e à indústria mineira.
Conheça também:

  • A Catedral de St Machar: localizada na cidade velha, a Catedral de St Machar é um belo exemplo de igreja fortificada, com suas torres gêmeas do século XIV. Houve nos últimos anos um investimento considerável em obras de restauração e melhoria do patrimônio histórico da Catedral. As ameias das torres ocidentais, por vários séculos incompletas, também foram restauradas voltando a sua altura e design originais.
  • A Haddo House and Garden: magnífica residência dos Gordons que lá viveram por mais de 400 anos, foi projetada por William Adam para o 2º Conde de Aberdeen em 1732, e renovada em 1880. Mistura elegante de arquitetura georgiana com interiores da era vitoriana, a Haddo House é reconhecida pelo esplendor de seus móveis, pinturas e objetos de arte, também dispondo de uma linda varanda e jardim com maciços geométricos de rosas.
  • O King's College: o Colégio do Rei é a parte mais antiga da Universidade de Aberdeen. Uma das jóias arquitetônicas da cidade, foi um dos centros acadêmicos eleitos pela realeza escocesa para a formação de seus membros. O edifício retangular apresenta uma torre bastante característica da região que indica a localização da capela, dando um toque singular à estética da Universidade.
  • A Mercat Cross: como em outros centros escoceses, o Market Cross delimita a principal área comercial da cidade, aqui chamada de Castlegate. À primeira vista, seria a reprodução, em menor escala, da cruz de Edimburgo, embora sua arquitetura seja bem diferente. De base hexagonal, foi projetada pelo arquiteto John Montgomery e decorada com medalhões simbolizando os diferentes monarcas escoceses.
  • A Art Gallery: a esplêndida galeria de arte de Aberdeen, inaugurada em 1885, é uma das mais populares atrações turísticas da cidade. Em seu elegante interior em mármore, a galeria exibe uma ampla coleção de obras de arte, incluindo exemplos notáveis de Arte Moderna e de artesanato contemporâneo. Não deixe de conhecer a loja e o café da galeria.

Para maiores informações sobre Aberdeen acesse:
Conselho Municipal de Aberdeen
Embaixada do Reino Unido no Brasil

Consulados do Reino Unido no Brasil