Amsterdã: no centro da Europa Antiga

Que tal comprar uma passagem para Amsterdã com a Air France? A capital holandesa, que já foi tema de inúmeros filmes e canções, merece uma parada de alguns dias.
Esta cidade de 800.000 habitantes recebe cerca de um milhão de turistas por ano. É, de fato, uma vitrine da antiga Europa, na sua mais pura expressão. Construída no século XIII, ela foi, antigamente, uma capital de pescadores. No século XVII, Amsterdã vivenciou sua idade de ouro: a cidade passou a ser uma praça financeira e o porto mais importante do mundo. São então cavados os canais que farão sua reputação e darão origem ao seu apelido de "Veneza do norte", usado até hoje. Em 2010, estes canais foram tombados no Patrimônio Mundial da Unesco. São nada menos que 1200 pontes, distribuídas pela cidade.
Mas Amsterdã é também uma cidade de artistas, marcada por Rembrandt, grande pintor holandês do século XVII. Você poderá também visitar o museu Van Gogh. Outro local que pode ser visitado nesta cidade é a casa de Anne Frank, esta adolescente judia alemã, que morreu nos campos de concentração, autora do famoso diário.

A bicicleta, meio de transporte emblemático de Amsterdã

Voos frequentes, com preços competitivos, interligam os grandes aeroportos brasileiros a Amsterdã, sempre passando por Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo e sendo possível fazer uma escala em Paris, na França. A quatro horas de fuso horário entre o horário de Brasília e Amsterdã. Para um voo Rio de Janeiro-Amsterdã, conte entre 11 e 12 horas de voo, sem contar a possível escala em Paris.
Vale saber que você vai chegar no aeroporto Schiphol, em Amsterdã , que é o quarto maior aeroporto do mundo e fica a cerca de quinze quilômetros do centro da cidade. Para alcançá-lo, você pode ir de trem, de ônibus ou de táxi.
Na cidade, você pode se mover de metrô, de ônibus ou de VLT. Mas claro, o meio de transporte mais popular, que é também uma das peculiaridades dessa cidade, é a bicicleta. Em Amsterdã, encontramos bicicletas em cada esquina, totalizando 465 mil espalhadas pela cidade! Todos os moradores de Amsterdã utilizam bicicleta, independente de seu status social! Basta lembrar que a cidade possui mais de 400 km de ciclovias.

Viajar para Amsterdã: os conselhos práticos

A Holanda é um dos países da União Europeia entre os 26 países que integram o espaço Schengen. Trata-se de um espaço unificado em matéria de viagens internacionais e controles fronteiriços para as viagens, sem controle de imigração em suas fronteiras internas. Assim, estando em Amsterdã, você poderá seguir viagem rumo aos outros 25 países, sem qualquer dificuldade.
Assim que tiver chegado, você poderá facilmente procurar uma hospedagem barata. Existe uma série de pequenos hotéis mais baratos. Isso dito, pense em reservar com antecedência, pois os hotéis costumam estar lotados, principalmente na primavera, que é um período bem agradável para visitar Amsterdã.
Consultando a central de reservas do ofício de turismo, você pode encontrar umas boas ofertas de hospedagem.

Para obter mais informações sobre Amsterdã: