Bangkok, uma das mais importantes metrópoles do mundo

Uma metrópole gigantesca e tentacular? a capital da Tailândia é um belíssimo exemplo. Bangkok é uma das maiores cidades existentes: 7762 km² com a área metropolitana. É também uma das mais povoadas, contando cerca de 14 milhões de habitantes distribuídos na chamada "Grande Bangkok". Os visitantes brasileiros ficarão intrigados e deslumbrados com este antigo vilarejo que se converteu em megalópole. Bangkok é grande até no nome, que possui muitos significados. Entre outros, é a cidade de Buda e do deus Indra. A cidade é atravessada por um dos rios mais importantes da Tailândia, depois do Mekong: o Chao Phraya. Ele é um importante eixo de transporte, adotado por inúmeras lanchas, táxis fluviais ou navios. É bem fácil de se deslocar usando estas embarcações e cruzar os pequenos comércios flutuantes, típicos da cidade, ao longo dos canais (Klongs). Em contrapartida, transitar pela cidade já é mais difícil em função do excesso de veículos. Assim, os transportes públicos, que foram amplamente desenvolvidos neste ano, são fortemente recomendados.

Bangkok, entre a tradição e o modernismo

Bangkok oferece muitos atrativos e pontos a visitar, entre bairros futuristas muito animados e templos budistas tradicionais.

Os templos
Há muitos templos em Bangkok, que ilustram a importância do budismo na cultura tailandesa. Cada um tem sua particularidade e sua história, mas todos são relativamente recentes. Wat Pho é o mais antigo e data do final do século XVIII. Nele se encontra um impressionante buda deitado de 45 metros de comprimento. Por sua vez, o Buda de esmeralda, símbolo da cidade, se encontra no templo Wat Phra Kaeo, nas imediações do Grande Palácio. Este local excepcional merece uma visita, com seus telhados multicolores e suas pinturas murais.

Os locais tradicionais de Bangkok
Se você quiser um exemplo de casa tradicional tailandesa, visite a casa de Jim Thompson. Esta foi inteiramente construída com teck e pintada de vermelho. Um outro exemplo de arquitetura tradicional é o palácio Vimanmek, com influências europeias, que foi construído em três andares. Bangkok possui numerosos parques e jardins, ideais para passear. Os parques Dusit ou Lumphini proporcionam um agradável momento de tranquilidade.
Por fim, a ilha Koh Kret, no norte da capital, é o destino ideal para aqueles que querem sair da cidade e buscar abrigo longe do barulho do trânsito da cidade.

Além da Bangkok tradicional, existe a cidade futurista, festiva, luxuosa e descolada. Ao lado dos mercados tailandeses e da Khaosan Road, centros comerciais colossais foram ocupando espaço na paisagem da capital. MKB, Sukhumvit e Siam Square são alguns dos tantos complexos gigantescos, verdadeiros paraísos do consumo.

A vida noturna de Bangkok também não pára, especialmente em Patpong, Silom e Sukhumvit. A cada ano, Bangkok é sede do Bangkok World Film Festival.

Deliciar-se em Bangkok

Fazer uma viagem para Bangkok é a oportunidade para descobrir a riqueza e qualidade da culinária tailandesa, uma das melhores do mundo. Apesar da fortíssima influência da China e da Índia, a culinária tailandesa possui suas próprias especificidades. Mas aqueles que não estão acostumados com pratos bem temperados devem tomar cuidado, pois os pratos tailandeses são muito picantes.
Na Tailândia, o convívio é um valor importante e cada um compartilha seus pratos. Entre os mais típicos, encontramos:

  • Arroz e noodles salteados, acompanhados de legumes e carne,
  • Sopa de camarão com citronela (tom yang kung),
  • Pratos à base de curry, verde ou vermelho,
  • Frango refogado no manjericão,
  • Salada de papaia verde.

Bangkok oferece muitos restaurantes de rua, bem como restaurantes de luxo.

Prepare seu voo para Bangkok

Você quer viajar para a Tailândia em suas próximas férias? Você pode reservar diretamente uma passagem aérea online para voos Rio de Janeiro-Bangkok. A Tailândia possui um clima tropical, com uma estação de chuvas que vai de junho até outubro. Assim, é melhor evitar viajar neste período do ano. Os meses de março até maio são também muito quentes. Privilegie os meses de inverno, com menos calor e umidade. Informe-se com a embaixada para conhecer as modalidades de entrada no país . Para curtíssimas temporadas, a obtenção de visto pode não ser necessária. Quanto à saúde, suas vacinas deverão estar em dia e você deverá estar vacinado contra a hepatite A e o tifo. Você poderá pensar em tomar outras em função da duração da viagem.

Mais informações sobre Bangkok