Desfrutar do Cairo

Toda a magia do Cairo com os voos saindo do Brasil pela Air France

A cidade do Cairo sempre surpreende o visitante: a capital egípcia é uma metrópole enraizada no mundo árabe. São prédios por todos os lados, viadutos e avenidas, onde uma quantidade impressionante de carros circulam enfrentando um trânsito atordoante, com milhões de pessoas nas ruas. Mas por trás dessa frenesi, existe um outro Cairo absolutamente fascinante.

Cairo, uma das metrópoles mais fascinantes e contrastadas do mundo árabe

O zumbido de Cairo é interrompido quando lançam o primeiro chamado às orações, conclamando os muçulmanos para rezar.

Fora esses instantes, a cidade nunca pára: homens pechinchando, mulheres de véu caminhando nas calçadas, casais e amigos fumando o narguilé em um café antigo. Nas barraquinhas de rua, comida farta e apetitosa. Nas lojas dos bazares, roupas de seda coloridas e chamativas.

E, por trás dos edifícios, descobre-se um outro Cairo, repleto de templos centenários à beira do famoso Rio Nilo.

Não deixe de visitar o Cairo islâmico e suas belas mesquitas

No meio a tantas distrações, o visitante ainda não pode perder as pirâmides de Gizé, a cerca de 45 minutos do centro da capital.

Além disso, o Cairo oferece passeios por diversos períodos da história da humanidade, pelas ruas medievais do bairro islâmico: para uma imersão no mundo muçulmano, visite a mesquita Al-Azhar (uma das mais importantes do Oriente Médio).

Para compras, ande pelo mercado de rua Khan al-Khalili, o mais tradicional da cidade.

E para um encontro com o mundo dos faraós, faça um tour pelo Museu Egípcio, que abriga mais de 110 mil relíquias do Egito Antigo, sem contar as dezenas de múmias e a máscara de ouro de Tutankhamon.

Números de dança do ventre e passeios de barco pelo rio Nilo também podem incrementar o programa.
Não deixe de conhecer também:

  • O Instituto Papyrus de Giza: ao lado das pirâmides, onde você pode ver uma demonstração de como é fabricado o papiro.
  • O Khan El-Khalili: localizado no Cairo Antigo, é um dos mais antigos bazares do Egito. Nas ruas estreitas, centenas de lojas, com a sua própria fábrica ou oficina, oferecem ao freguês uma variedade de roupas, especiarias, perfumes a preços imbatíveis. Não esqueça de tomar um chá num dos tradicionais coffehouses e comer em algum restaurante.
  • A Mesquita de Ahmad ibn Tulun: esta mesquita, construída por Ahmad ibn Tulun no século IX, é a mais antiga da cidade. Erguida em torno de um pátio, a mesquita de Ahmad ibn Tulun é verdadeiramente monumental.
  • A Cidadela de Saladino é uma das atrações turísticas mais populares de Cairo que abriga também o Palácio Al-Gawhara, o Museu Militar Nacional e o Museu da Polícia.
  • A Igreja Suspensa tem um estilo muito característico e é a igreja cristã mais famosa do Egito. Localizada na fortaleza romana do Antigo Cairo, a igreja foi diversas vezes restaurada, uma delas pelo Papa Abraão
  • Inaugurado em 1891, o Giza zoo é o maior jardim zoológico do mundo, com uma enorme variedade de animais e de plantas.

Fique por dentro de tudo antes mesmo de viajar