Deli, entre bairros novos e antigos

Face moderna da cidade de Deli e capital da Índia, Nova Deli foi construída no início do século XX, por decisão do monarca do Reino Unido de então, Georges V. O objetivo desta obra era de fazer de Nova Deli a capital do Império das Índias. Sua origem explica o aspecto bem ocidentalizado de suas ruas e prédios. Hoje, Nova Deli conta com 250 mil habitantes. Ela paz parte da cidade de Deli e sua área metropolitana, o Território da Capital nacional de Deli. Não raro, o nome Nova Deli abrange toda a cidade, com seus 20 milhões de habitantes. Esta gigantesca megalópole, uma das mais importantes do mundo e terceira maior cidade da Índia, é formada por cinco territórios administrativos: Deli Leste, Deli Norte, Deli Sul, Nova Deli e o Quartel de Deli. Tudo aquilo que foi criado antes do século XX e da colonização britânica é chamado de "Old Delhi". Os primeiros rastros de habitação no local montam ao século I antes de Cristo. A história da cidade se construiu em função das mudanças políticas e das diversas dinastias de soberanos que foram se sucedendo. Hoje, Deli apresenta uma organização e uma arquitetura bem diversificada.

Nova Deli e seu passado colonial

Muitos prédios de Nova Deli são o resultado da colonização britânica, especialmente aqueles que estão associados ao poder. Mas há outros mais antigos. Entre estes, poderão ser admirados:

A porta da Índia: impressionante monumento dedicado aos mortos, realizado pelo arquiteto Edwin Lutyens. Ele homenageia os soldados indianos que morreram durante a Primeira Guerra Mundial e as guerras afgãs. É o ponto em que se encontram muitas avenidas.

O templo de Akshardham: este belíssimo complexo foi erguido em homenagem a Swaminarayan, fundador do hinduísmo moderno. Uma estátua dourada o representa. O complexo, todo de grés rosa e mármore branco, forma uma cruz. O santuário comporta mais de vinte mil esculturas.

O túmulo de Humayun: tendo possivelmente servido de modelo para o Taj Mahal, esse túmulo de Humayun foi construído em 1570, sob solicitação da viúva do imperador mogol Humayun. Este prédio é tombado no Patrimônio Mundial da Unesco.

O Jantar Mantar: O Jantar Mantar é um conjunto surpreendente. Na verdade, trata-se de quatorze instrumentos de astronomia construídos pelo Marajá Sawai Jai Singh II, em 1710. Cada ferramenta possui uma função bem precisa: calcular o tempo, conhecer a posição dos planetas, fazer previsões de mudanças meteorológicas, etc. Este conjunto é um fantástico retrato da ciência indiana no século XIX.

O Jama Masjid: Mesquita esplêndida, a Jama Masjid é também chamada de mesquita de Deli ou de Shahjahânabâd. Ela se inspira na arquitetura mogol e sustenta três domos. Ela pode receber 25 mil pessoas.

O Forte vermelho: especialmente turístico, o Palácio-fortaleza de Shahjahanabad deve sua cor vermelha ao grés que o compõe. Construído no século XVII pelo imperador mogol Shâh Jahân, cobre uma área de 49 hectares e se compõe de uma grande quantidade de prédios que exercem funções políticas ou religiosas. Este prédio é tombado no Patrimônio Mundial da Unesco.

O Qûtb Minâr é o minarete mais alto da Índia e uma das torres mais famosas do mundo. Ele foi erguido no século XIII e faz parte de um complexo funerário e religioso que não existe mais.

Entre as construções mais recentes, algumas são imperdíveis.

O templo do lótus: o primeiro destaque deste templo é sua arquitetura. Inspirada na flor de lótus, ela se compõe de inúmeras pétalas douradas que formam o telhado do edifício. Outra particularidade: este templo está aberto para todas as religiões monoteístas.

Connaught Place: em forma de estrela, esta grande praça é um emblema de Nova Deli. É ocupada por lojas de luxo, bem como um imenso centro comercial.

Observe, saboreie e vivencie a cultura de Nova Deli

Há tantas coisas para ver em Deli que é quase impossível dar uma volta na cidade em uma semana. Mas você poderá apreciar a cultura indiana, rica e antiga, através de sua religião, seus hábitos ou sua gastronomia. No caso desta, não deixe de degustar alguns pratos típicos, tais como o biryani, prato integral a base de arroz, carne e legumes ou os dosa, crepe com farinha de lentilhas escuras que os Indianos consomem em diversos momentos do dia.
Vá descobrir a Índia graças aos voos diários em direção à capital indiana. Antes de prendre l'avião, verifique que seu passaporte , está no prazo de validade e informe-se na embaixada ou no consulado sobre as formalidades de entrada e de estadia.

Mais informações sobre Nova Deli