Tel Aviv e o dinamismo israelita

Com seu apelido de cidade que não dorme nunca, Tel Aviv é o retrato perfeito do dinamismo de Israel. Polo econômico e financeiro do país situado no litoral mediterrâneo, Tel Aviv recebe também uma população jovem que gosta de se divertir. Jerusalém, proclamada capital do país pelo Estado de Israel, está bem próxima. Tel Aviv ocupa este papel no plano internacional, sedeando, aliás, as embaixadas. Embora não estejam muito distantes geograficamente, as duas cidades são bem diferentes. Jerusalém é uma cidade mística, com um passado milenar. Tel Aviv é uma cidade moderna que acaba de completar cem anos, voltada para o plano internacional. É o puro produto da cultura de Israel. Tel Aviv encosta na cidade de Jaffa. Aliás, as duas cidades se juntaram em 1950. Hoje, a capital econômica conta mais de 400 mil habitantes na cidade, o que faz dela a segunda metrópole mais habitada de Israel. Com a Air France, você pode ir de avião para Tel Aviv saindo das principais capitais brasileiras.

Jaffa e a cidade branca

Tel Aviv foi fundada em 1909, na periferia de Jaffa. Na verdade, a parte antiga se situa principalmente nesta cidade. Dá para sentir o passado milenar da cidade nos magníficos bairros antigos de Jaffa.
Entre os prédios mais antigos, vale destacar:

  • O antigo porto de Jaffa, um dos mais antigos do mundo. Era uma etapa importante para o comércio entre a Europa e o Oriente Médio, durante a Antiguidade e a Idade Média. Ainda é possível contemplar alguns belos mosaicos.
  • A torre do relógio é o símbolo de Jaffa e atrai numerosos turistas.
  • O centro histórico de Jaffa (Yafo)
  • Para fazer compras, nada como o mercado de pulgas de Jaffa.

Tel Aviv proporciona um espetáculo mais moderno, sem ser menos interessante.

  • O mercado de Carmel, ou souk Hacarmel, onde é possível encontrar uma série de produtos locais. É o maior mercado da cidade e é possível fazer compras em um clima familiar.
  • O novo Museu das Artes de Tel Aviv merece também uma visita, tanto pelo prédio quanto pelas obras de artistas israelitas que estão expostos o ano todo.
  • As praias de Tel Aviv, entre elas a de Tayelet, de 14 quilômetros de extensão. É um ponto de encontro para todos os moradores.

Sair e se divertir em Tel Aviv

Jovem e dinâmica, Tel Aviv é o paraíso dos notívagos e apreciadores de eventos de todo tipo. As praias são uma parte central desta festa. Mais próximos de Jaffa, os bairros do sul ficaram descolados; neles reina muito movimento, tanto de dia quanto de noite. Tel Aviv é também famosa por ser uma das poucas cidades da região que não proíbe a homossexualidade. E há, na realidade, uma importante comunidade gay.
Depois de um dia em passeio e compras, não vai ser difícil para você encontrar um lugar para tomar uma bebida e escutar música. Inúmeros DJs animam os clubs e bares da cidade.

Israel, terra de cultura

Não dá para fazer uma viagem para Tel Aviv sem passar por Jerusalém, capital do país. Esta cidade mística e milenar fica a cerca de sessenta quilômetros apenas da cidade branca.
Outra visita: Haïfa, no norte de Tel Aviv, capital cultural desta região do país. Se você desejar cruzar o Estado Palestino para visitar outros locais, informe-se previamente na Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Por favor informe-se na embaixada ou no consulado do sobre as formalidades de entrada em uma viagem turística a Israel.