AGIR JUNTOS PARA UMA VIAGEM RESPONSÁVEL

Hoje a nossa prioridade é a de que você volte a viajar a bordo dos nossos aviões nas melhores condições sanitárias.
Também continuamos engajados no prosseguimento das nossas ações para uma viagem responsável. Esses compromissos permanecem totalmente respeitados.

"Depois dessa crise, estaremos mais do nunca comprometidos em ser os pioneiros de uma aviação mais sustentável. Inovar e nos reinventar para que o céu possa novamente conectar pessoas, economias e culturas" (Anne Rigail, Diretora Executiva da Air France)

Emissões de CO2 reduzidas e compensadas

Estamos trabalhando para diminuir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030 (em comparação com 2005).
  • Ou seja, um consumo de combustível por passageiro inferior a 3 litros para 100 km.Como?  Modernizando a nossa frota com aeronaves de última geração que consomem até 25 % de combustível a menos
  • Diminuindo o peso a bordo dos nossos aviões (materiais e acessórios mais leves, jornais e revistas digitais)
  • Favorecendo a prática da ecopilotagem durante todas as fases do voo, bem como durante o táxi na pista, e otimizando os planos de voo
 
Compensamos 100 % das emissões de CO2 dos nossos voos na França participando, em colaboração com a nossa parceira EcoAct, de projetos de reflorestamento, preservação da biodiversidade e transição energética, certificados pelas mais exigentes normas internacionais.
Todos os dias, isso envolve mais de 450 voos e 57.000 passageiros.

Deste modo, apoiamos 7 projetos pelo mundo e 2 projetos que serão desenvolvidos na França como parte do selo de baixo carbono.

No mundo:

  • O projeto de proteção florestal Marajó, no Brasil
  • O projeto de prevenção ao desmatamento Floresta de Portel, no Brasil
  • O projeto de proteção da biodiversidade Cardamom Forest, no Camboja
  • O projeto Jaguar de proteção da floresta tropical e espécies ameaçadas de extinção na Amazônia peruana
  • O programa de plantio de árvores, desenvolvimento rural e combate às emissões de CO2 Kitalu, no Quênia
  • O projeto de preservação florestal e desenvolvimento econômico Hifadhi-Livelihoods, no Quênia
  • O projeto de energia eólica Gandhi, na Índia

Na França:

  • Um projeto de florestamento em Lerm-et-Musset, em Gironde
  • Um programa de pesquisa e desenvolvimento para a implementação de projetos de plantio de manguezal nos departamentos e regiões franceses ultramarinos
Da compra da sua passagem aérea até o momento do seu check-in, você pode fazer uma doação, no valor de sua escolha, e contribuir para um projeto de reflorestamento e desenvolvimento humano na França e no mundo.

110.000 árvores foram plantadas em 2019..

Saiba mais sobre o programa Trip and Tree


Uma experiência ecorresponsável a bordo Eliminação do plástico descartável

por alternativas de base orgânica.
A bordo de nossos voos para Paris, garrafas de plástico, embalagens de papelão Tetra Pak, latas de alumínio, vidro e jornais e revistas são separados pela nossa equipe para serem reciclados na França ou na Europa.

7 milhões de garrafas plásticas, 3 milhões de caixas de papelão e 6 milhões de latas são carregados em nossos voos a cada ano e podem ser gradualmente reciclados.
Para reduzir o desperdício, adaptamos os nossos serviços à evolução dos seus hábitos de consumo e às suas necessidades de catering a bordo.

As refeições e lanches variam de acordo com o horário do voo (dia ou noite) e novos serviços on-line lhe permitem informar as suas necessidades e desejos antes da viagem.

Desenvolver soluções inovadoras

Para propor uma viagem responsável aos seus passageiros e às gerações futuras, a Air France está envolvida em pesquisa e inovação em prol da aviação sustentável - em parceria, especialmente, com a Fundação Solar Impulse.
Isso passa igualmente pela participação no surgimento de uma filial de biocombustível e pela introdução progressiva do biocombustível nos nossos aviões.

Daqui até o fim de 2020, os voos da Air France com partida do aeroporto internacional de São Francisco serão abastecidos com combustível de aviação sustentável. Esta iniciativa impedirá a emissão de mais de 6.700 toneladas de CO2 em todo o ciclo de vida do combustível.
Esta abordagem consiste em contribuir para projetos de redução ou captação de CO2, que contrabalanceiam as emissões de gás de efeito estufa. Para cada tonelada de CO2 líquida emitida pelos seus voos domésticos na França, a Air France se compromete a adquirir um "crédito de carbono" correspondente a uma tonelada de CO2 captado ou evitado em outro lugar graças a esse financiamento. A compensação é uma prática reconhecida e enquadrada por normas internacionais. Os projetos selecionados pela Air France são certificados pelos selos mais exigentes: Gold Standard, Verified Carbon Standard e The Climate, Community & Biodiversity (CCB) Standards.
Cliquer pour replier le bloc
A compensação proativa dos voos na França é integralmente coberta pela Air France e consiste em financiar, em parceria com a EcoAct, projetos certificados que permitem fornecer créditos de carbono certificados pelos selos mais exigentes.

Por sua vez, a Opção Trip and Tree se dirige diretamente aos clientes da Air France que se preocupam com a redução da sua pegada de carbono em todos os tipos de voo. Ela oferece a oportunidade de fazer uma doação, no valor de sua escolha, em prol de um projeto de reflorestamento defendido pela associação A Tree For You. Cada cliente pode escolher o projeto que deseja apoiar pelo mundo e acompanhar seu avanço.
Essa opção encontra-se disponível da compra da passagem até a hora do check-in. Considerada uma doação, ela também possibilita aos clientes com residência fiscal na França de desfrutar de um abatimento no imposto de renda.

Além disso, é possível contribuir para o programa Trip and Tree a qualquer momento e sem precisar ser titular de uma passagem Air France, fazendo uma doação diretamente pelo site do programa  Trip and Tree.
Cliquer pour replier le bloc
A nossa prioridade é diminuir o recurso ao plástico descartável, oriundo da petroquímica e, portanto, com materiais fósseis não renováveis.
Por conseguinte, depois de ter testado várias alternativas, optamos pelo uso de copos de papelão e talheres e palitos mexedores de madeira certificados pelo selo FSC, que garante uma gestão responsável das florestas. Isso permite evitar o uso de mais de 1.300 toneladas de plástico por ano.

Durante a criação desses artigos com materiais de base orgânica, tivemos que atender a diversas exigências ligadas à nossa atividade: garantir a segurança alimentar dos nossos passageiros, assegurar a qualidade e a resistência desses objetos ao serem usados, respeitar as restrições relativas ao volume, ao peso a bordo e à segurança a bordo dos nossos voos.
Cliquer pour replier le bloc
Os nossos voos que saem de São Francisco usarão uma mistura de combustível tradicional e combustível sustentável daqui até o fim de 2020. Essa iniciativa, que diz respeito a mais e 1.000 voos, se estenderá por um período de 16 meses. Ela permitirá evitar a emissão de mais de 6.700 toneladas de CO2 em todo o ciclo de vida do biocombustível.

Produzido pela World Energy e distribuído pela Shell, esse combustível alternativo é produzido a partir de óleo de cozinha usado e reciclado, bem como resíduos oriundos de gordura animal. Ele obteve a dupla certificação, técnica (ASTM) e de sustentabilidade (RSB), do organismo RSB, que garante o respeito das normas mais rigorosas em termos de sustentabilidade. Ele não entra em concorrência direta com a produção agrícola e não afeta a biodiversidade.

Atualmente, não existe produção de biocombustível sustentável na França.
Cliquer pour replier le bloc
Na maior parte dos países, os regulamentos sanitários obrigam os prestadores de serviço que recuperam o lixo na chegada dos voos internacionais a aterrá-lo ou incinerá-lo. Essas regras são bastante rígidas, especialmente no que tange aos produtos alimentares de origem animal.
No entanto, desde outubro de 2019, nos nossos voos com destino a Paris conseguimos implementar a separação dos primeiros artigos: garrafas de plástico PET, embalagens de papelão Tetra Pak e latas, além do vidro. Em seguida, esses materiais são enviados a filiais de reciclagem na França e na Europa.
Cliquer pour replier le bloc
return to top of page