A estrela das cidades. A cidade dos tsares
Às margens do Neva, São Petersburgo encrava seu rosário de palácios e museus. Uma riqueza arquitetônica suntuosa que é descoberta a cada passo.
Há três séculos, o tsar Pedro, o Grande, a nomeou capital da Rússia e buscou fazer dela um lugar opulento. Seus sucessores, por sua vez, não pararam de deixá-la ainda mais encantadora. Assim, São Petersburgo se transformou em uma das cidades mais bonitas da Europa. Você vai amá-la no inverno, quando o Neva estiver congelado e os palácios salpicados de neve; ou no verão, durante as famosas noites brancas, quando o sol, no solstício de verão, parece se recusar a se pôr. A mágica dos palácios de fachadas coloridas, dos canais e pontes, da igrejas de cúpulas douradas é eterna…
Essa magnificência toda, no entanto, guarda uma história conturbada. Não foi esta a cidade que teve três nomes? Nascida São Petersburgo, tornou-se Petrogrado (entre 1914 e 1924), depois Leningrado antes de voltar, em um referendo feito em 1991, ao seu nome de batismo. O cerco interminável durante a Segunda Guerra Mundial, onde- quase um milhão de pessoas pereceram, foi trágico. Hoje, São Petersburgo recuperou seu esplendor, deixando a Moscou o papel de capital política e econômica. Há vários anos, a cidade renasceu, os palácios e as mansões magníficas recuperaram a antigo opulência, destacando ainda mais o obra realizada por Pedro, o Grande.
Este tsar que trouxe arquitetos estrangeiros para desenhar os planos, era um visionário. Seu ato fundador: a Fortaleza Pedro e Paulo perto da foz do Neva. Tsar construtor, ele erigiu o Peterhof à beira do mar Báltico, o jardim e o palácio de verão. Os imperadores e imperatrizes que o sucederam, especialmente Catarina, a Grande, o imitaram. Devemos a eles o Palácio de Inverno, Tsarskoye Selo, o domínio imperial Pavlovsk, o Convento Smolny, o Hermitage e suas milhares de pinturas. Visite esses museus e monumentos, Todos são magníficos.
Uma visita a São Petersburgo é a ocasião para descobrir um pedacinho da alma russa expressa pelos artistas. Vários deles viveram e trabalharam aqui. Nabokov nasceu aqui, o poeta Pushkin e o escritor Dostoiévski morreram aqui. Foi aqui que Gogol escreveu Diary of a Madman. Entre eles também estão os compositores Rimsky-Korsakov, Tchaïkovsky, Prokofiev, entre outros. Músicos e escritores ainda assombram a cidade e seus palácios repletos deste legado do passado.
As informações úteis sobre São Petersburgo
Nossos endereços em São Petersburgo
- Ver tudo
- Em destaque
- Passeios e restaurantes
- Hospedagens
- Visitas e atividades